O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) defendeu na noite desta terça-feira (13) que falta reforçar no Brasil o "verdadeiro espírito da liberdade". Durante palestra no 23º Fórum da Liberdade, FHC sustentou que não há contradição absoluta entre crescimento da economia e autoritarismo. Ele citou, como exemplo distante, a Alemanha nazista e como mais próximo, a China.
"A economia pode crescer muito bem em uma forma de organização econômica que não abra espaço para competição, para a liberdade, e que sufoque até mesmo a liberdades individuais e as organizações partidárias", analisou, a um auditório de aproximadamente duas mil pessoas reunidas pelo evento na capital gaúcha.
FHC pediu ainda que "não nos deixemos enganar pensando que é possível existir formas de democracia que serão consequência da manipulação dos poderosos".
Leia mais:
Meta, do Facebook, diz que 'nenhuma democracia' tentou impor regra de redes sugerida no STF
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Lares no Brasil têm mais cômodos e menos moradores por dormitório
Projeto aprovado na Câmara autoriza investigados por crimes a comprar armas de fogo
Os poderosos "podem até ter vindo de baixo", prosseguiu, em seu discurso. "Em geral, os que mais manipulam vêm de baixo", afirmou, recebendo aplausos do público. "Os ditadores, em geral, não são pessoas de cima, vêm de baixo", acrescentou.