A Fifa iniciou nesta terça-feira (3) o processo para a escolha das cidades-sede da Copa do Mundo feminina de 2027. A CBF apresentou 12 candidatas para receber os jogos do Mundial, que acontecerá no Brasil pela primeira vez.
Leia mais:
Uso de telemedicina em UTI não reduz tempo de internação, diz estudo
CNU convoca mais de 45 mil para prova de títulos; prazo para envio de documentos começa
Ibama apreende peixes ornamentais nativos no aeroporto de Guarulhos que iriam para Hong Kong
Brasil registra aumento de casos de febre oropouche
"Realizaremos um processo claro e transparente para escolher os estádios e cidades-sede deste torneio, como uma continuidade da candidatura. A equipe da Fifa analisará os principais critérios descritos no contrato de organização, em conjunto com a documentação fornecida pelas 12 cidades candidatas a sede e as conclusões das visitas de inspeção. Nosso objetivo é escolher os estádios e cidades-sede mais adequados, equilibrando aspectos técnicos e financeiros com os objetivos de desenvolvimento do futebol feminino", disse Sarai Bareman, diretora executiva de Futebol Feminino da Fifa.
O QUE ACONTECEU
Belém e Natal foram adicionadas à lista de potenciais cidades-sede. A candidatura do Brasil contava com Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Especialistas da Fifa vão inspecionar os estádios e cidades candidatas entre 25 de setembro e 11 de outubro. Em novembro, a entidade avaliará centros de treinamento e hotéis.
"A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 será um momento histórico não só para o Brasil, mas para toda a América do Sul, e levará o futebol feminino de seleções ao mais alto nível. Esse evento também é a melhor plataforma para promover transformações sociais no Brasil, deixando um legado duradouro e consistente para as mulheres e meninas da nossa sociedade", afirma Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF
O anúncio das sedes para o Mundial de 2027 acontecerá em 2025, ainda sem data marcada. São necessários pelo menos oito cidades para a organização do torneio.
VEJA AS POTENCIAIS CIDADES-SEDE DA COPA FEMININA DE 2027
Belém: Estádio Mangueirão
Belo Horizonte: Estádio Mineirão
Brasília: Estádio Mané Garrincha
Cuiabá: Arena Pantanal
Fortaleza: Arena Castelão
Manaus: Arena da Amazônia
Natal: Arena das Dunas
Porto Alegre: Estádio Beira-Rio
Recife: Arena de Pernambuco
Rio de Janeiro: Estádio do Maracanã
Salvador: Arena Fonte Nova
São Paulo: Arena Corinthians