Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Fragmentos de óleo reaparecem no litoral do Nordeste

João Valadares - Folhapress
23 jun 2020 às 08:22
- Adema/Governo de Sergipe
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após nove meses do derramamento de petróleo que atingiu o litoral do Nordeste e parte do Sudeste, pequenos fragmentos de óleo foram encontrados neste fim de semana em três praias de Pernambuco e duas de Alagoas.

Órgãos ambientais acreditam que o material estava sedimentado no fundo do mar ou enroscado em corais. Com fortes ondulações, as partículas de óleo se desprenderam e foram levadas para a areia da praia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em Pernambuco, o piche atingiu as praias de Tamandaré, Cupe e Muro Alto, no litoral sul. As duas últimas são vizinhas à famosa praia de Porto de Galinhas. A Marinha comunicou que, no dia 19 de junho, também foram encontrados vestígios nas praias da Lagoa do Pau e da Lagoa Azeda, no litoral de Alagoas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sobrevivente

Mulher sobrevive após cirurgia para retirar lâmina de faca presa no crânio no litoral de São Paulo

Imagem de destaque
Entenda

STF reconhece licença-maternidade a não gestante em união homoafetiva

Imagem de destaque
Em 2022

Brasil reverte queda em IDH, mas perde duas posições

Imagem de destaque
Infraestrutura

Lollapalooza 2024 terá transporte público 24h durante os três dias de festival


Na manhã desta segunda-feira, técnicos da Semas (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco), CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) coletaram no litoral pernambucano material para análise em laboratório.

Publicidade


Em nota, a Semas afirmou que, conforme as primeiras avaliações técnicas, os fragmentos encontrados são provenientes de manchas de petróleo que atingiram parte do litoral brasileiro a partir de agosto do ano passado.


"Esse material estaria sedimentado no leito ou grudado em corais e chegou à areia das praias por conta de uma combinação de fatores meteorológicos que revirou o fundo e soltou fragmentos", diz a nota.

Publicidade


Nos últimos cinco dias, a região onde o piche foi encontrado registrou as chamadas marés de sizígia, que geram grandes variações. Há também uma maior intensidade das correntes marítimas devido à época do ano e ventos fortes.


Os órgão ambientais orientaram os municípios a recolher os fragmentos, acondicioná-los em tonéis e encaminhá-los para aterros industriais ou destinados à reciclagem.

Publicidade


O biólogo Clemente Coelho Júnior afirmou que o aparecimento de fragmentos de petróleo era esperado. "O óleo não desapareceu. Está grudado nos corais e no fundo do mar. Volta e meia, ele vai reaparecer. É preciso ficar atento", avalia.


No ano passado, grandes manchas de óleo atingiram os nove estados do Nordeste e mais os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, no Sudeste. Os primeiros fragmentos foram localizados na Paraíba em 30 de agosto de 2019.

No início deste ano, o Ibama afirmou que o vazamento poluiu 1.004 localidades. A Marinha ainda não apontou a origem do derramamento de óleo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade