Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta

Furnas lança campanha contra queimadas

Redação Bonde com assessoria de imprensa
20 ago 2012 às 17:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Furnas lança em agosto uma campanha contra queimadas em oito estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Tocantins) e no Distrito Federal, locais que abrigam seus empreendimentos e por onde passa 40% de toda a energia consumida no Brasil. Com maior incidência no período de seca, de abril a outubro, as queimadas podem deixar cidades inteiras às escuras. Até a primeira quinzena de agosto foram registrados 660 focos de incêndio no Paraná. Arapoti, Campo Magro e Itaperuçu estão entre os municípios em situação mais crítica.

"O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para uma das principais causas de interrupção não programada no fornecimento de energia. Promover queimadas sob linhas de transmissão pode deixar escolas, hospitais, residências, empresas e indústrias sem energia. Isso sem contar o risco que representa para a vida das pessoas", afirma Cesar Zani, diretor de Operação de Furnas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Realizar queimadas próximo às linhas de transmissão constitui crime federal previsto no Decreto 2.661, de 08/08/1988, que proíbe atear fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das Linhas de Transmissão e de 100 metros ao redor das subestações. O fogo produzido junto às bases das torres pode danificar a estrutura de apoio e causar queda ou aquecer a estrutura de metal e gerar curtos-circuitos. A fumaça em excesso também facilita o superaquecimento dos cabos, o que diminui a resistência e pode provocar rompimento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Defende solução balanceada

Meta, do Facebook, diz que 'nenhuma democracia' tentou impor regra de redes sugerida no STF

Imagem de destaque
A partir de 17 de fevereiro

Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal

Imagem de destaque
Censo de Domicílios

Lares no Brasil têm mais cômodos e menos moradores por dormitório

Imagem de destaque
Alteração no Estatuto

Projeto aprovado na Câmara autoriza investigados por crimes a comprar armas de fogo


Até meados de agosto deste ano, o Brasil apresentou 45.608 focos de queimadas, crescimento de 70% em relação ao mesmo período do ano passado e a maior incidência entre os países da América do Sul. A Argentina, segundo país com maior registro no continente, teve 15.220 focos no mesmo período, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


Juntos, os estados onde Furnas mantém empreendimentos respondem por 38,5% dos focos de queimadas no Brasil. O mais atingido é o Mato Grosso, com 7.510 dos focos registrados em todo o país, seguido por Tocantins (4.854), Minas Gerais (1.828) e Goiás (1.521).

Desde 2006, Furnas realiza campanhas contra queimadas nos 456 municípios cortados por suas linhas de transmissão. Esse ano serão veiculadas peças na TV, rádio e Internet. Também serão distribuídos cartazes em escolas e instituições públicas locais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo