27/09/20
°/°
PUBLICIDADE
Polêmica

Governo brasileiro enfraquece direitos indígenas, diz bispo

O bispo de Porto Velho (RO), dom Roque Paloschi, afirmou nesta quinta-feira (17), durante coletiva de imprensa sobre o Sínodo pela Região Pan-Amazônica, que o governo brasileiro enfraquece os direitos de povos indígenas da floresta tropical. "São 519 anos de opressão e resistência e não haverá um presidente que retire nossos direitos", afirmou o religioso, ressaltando que a administração de Jair Bolsonaro "enfraqueceu o órgão que deveria proteger os povos indígenas, mas esses direitos estão previstos na Constituição".

Pixabay
Pixabay


Segundo Paloschi, os indígenas da Amazônia sofreram discriminação e pedem que seus direitos, previstos na Carta Constitucional de 1988 do Brasil, "sejam respeitados".

"As terras tradicionais deveriam ser demarcadas, homologadas e registradas até 1993, cinco anos após a Constituição. Ao invés, não foram demarcadas nem mesmo um terço e as que foram demarcadas foram invadidas, alvo dos garimpeiros, das indústrias minerárias, das indústrias do petróleo e da exploração da madeira", acrescentou. Para o bispo brasileiro, "não se faz a inculturação com proselitismo, mas com o testemunho". Ele ressalta que não se trata de impor uma cultura do alto, de eliminar a cultura dos outros, mas de preservar as sementes presentes em toda cultura, porque "nenhuma cultura é perfeita". Os direitos dos indígenas, a evangelização e enculturação foram alguns dos temas explorados na Sala de Imprensa da Santa Sé durante coletiva de religiosos participantes da assembleia de bispos. O Sínodo da Amazônia acontece até o próximo dia 27 de outubro, no Vaticano e debate novas formas de evangelização e preservação da região. O cardeal brasileiro Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, presidirá a comissão encarregada de elaborar o relatório conclusivo da assembleia. Entre as propostas discutidas ainda estão a ordenação de padres casados e a criação de diaconisas na floresta.
Ansa Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Cuidado!
Sementes misteriosas da China chegam a Londrina e Maringá
26 SET 2020 às 10h23
Zona norte
Ônibus é incendiado na ponte do Farid Libos em Londrina
26 SET 2020 às 10h04
Obituário
Falecimentos dos dias 25 e 26 de setembro de 2020 em Londrina e região
26 SET 2020 às 09h48
Visita ilustre
Ministro da Educação de Bolsonaro vem a Londrina vistoriar obra do IFPR
25 SET 2020 às 17h28
Justiça Eleitoral
Mais de 20 mil candidatos mudaram declaração de cor desde as últimas eleições
25 SET 2020 às 15h01
Semana Nacional de Trânsito
Confira as orientações da PRF para o trânsito seguro de bicicletas em vias federais
25 SET 2020 às 14h45
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados