Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alerta

Junho Laranja: um milhão de pessoas sofrem acidentes com queimaduras por ano no Brasil

Micaela Orikasa - Grupo Folha
06 jun 2022 às 15:44
- Reprodução/ Governo DF
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de pessoas que sofrem queimaduras a cada ano impressiona. A estatística do MS (Ministério da Saúde) mostra que cerca de um milhão de pessoas são vítimas de acidentes com queimaduras no Brasil. A maior parte (77%) dessas ocorrências acontece em casa e com crianças de até dez anos (40%). 


“Como a queimadura é um acidente, a única maneira que temos para trabalhar a causa é com a prevenção”, comenta o cirurgião plástico Luiz Fernando Queiroz, membro do CTQ (Centro de Tratamento de Queimados) de Londrina. Esse olhar voltado à divulgação de medidas preventivas para a redução de acidentes ganha um foco especial com a campanha Junho Laranja, em todo o território nacional. Através da Lei nº 12.026, de 9 de setembro de 2009, a data 6 de junho foi instituída como o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Neste ano, o tema central da campanha é “Comunidade segura, livre de queimaduras”, com um alerta especial para o manuseio de líquidos inflamáveis em casa, principalmente o álcool. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ressalta que em várias unidades de atendimento o principal agente causador das queimaduras é o álcool líquido, responsável por até 45% das causas de queimadura. A entidade reforça a importância dessa informação ao considerar que a liberação da venda de álcool líquido foi excepcionalmente autorizada no Brasil, devido à Covid-19, aumentando os riscos de acidente. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Em cargas apreendidas

Inmetro desenvolve produtos para auxiliar polícia na identificação de drogas

Imagem de destaque
Tragédia

Irmãs de 8 e 4 anos se afogam na piscina de casa em Blumenau

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Após postagens de Elon Musk

Liberdade de expressão não é liberdade de agressão, afirma Alexandre de Moraes


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade