Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segunda Guerra Mundial

Em visita à Rússia, Lula celebra 80 anos da vitória contra o nazismo

Pedro Rafael Vilela - Agência Brasil
09 mai 2025 às 07:39

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira (9), em Moscou, na Rússia, da parada cívico-militar que celebra os 80 anos de vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.  


Nesta data, em 1945, o Exército Vermelho anunciou a rendição incondicional dos alemães, pondo fim ao conflito que devastou a Europa ocidental e matou dezenas de milhões de pessoas por mais de meia década (1939-1945).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na Rússia, a data é conhecida como Dia da Vitória e é marcada por uma grande celebração nacional. Lula está no país desde quarta-feira (7), a convite de Vladimir Putin, com quem manterá reunião bilateral ao longo do dia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Operação Sem Desconto

Governo diz que ressarcimento do INSS será feito em parcela única ainda neste ano

Imagem de destaque
JUSTIÇA

PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem no caso da 'Abin paralela'

Imagem de destaque
"Mais um recorde"

Enem 2025: 5,5 milhões de candidatos se inscreveram para o exame

Imagem de destaque
Recrutamento do exército

Prazo para alistamento militar termina no dia 30 de junho


De acordo com a agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula inicia a programação às 10h, horário local (4h pelo horário de Brasília) com a participação na cerimônia principal, na Praça Vermelha, centro da capital russa. Em seguida, o presidente participa da cerimônia de oferenda floral no túmulo do soldado desconhecido.

Publicidade


A agenda prossegue com um almoço oferecido por Putin no Palácio do Kremlin, sede do governo russo. Na parte da tarde, ainda manhã no Brasil, Lula e Putin se reúnem em agenda bilateral. Estão previstos anúncios de parcerias comerciais e a assinatura de acordos na área de ciência e tecnologia.


Ainda nesta sexta, Lula manterá uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, e termina o dia de compromissos com um jantar oferecido pela Embaixada do Brasil em Moscou. Lula está acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e por uma comitiva de ministros e autoridades da República, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.


De Moscou, Lula e comitiva embarcam no dia seguinte para Pequim, na China, onde participam da cúpula entre o gigante asiático e países da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), nos dias 12 e 13 de maio, além de fazer uma visita de Estado, com a assinatura de, pelo menos, 16 atos bilaterais.


Leia também:

Imagem
'Os cardeais não ligam para Trump', diz teólogo americano sobre novo papa
Autor do livro "Dentro do Vaticano: a Política e a Organização da Igreja Católica", o padre jesuíta e teólogo americano Thomas Reese acredita que os cardeais "não se importam com o que o presidente Trump pensa".
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas