Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Megaflash

Maior raio do mundo, com 709 km, é registrado no Brasil

Ansa Brasil
26 jun 2020 às 11:41
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil registrou o mais longo raio do mundo em extensão, informou a OMM (Organização Meteorológica Mundial) nesta sexta-feira (26).

Segundo a entidade, o fenômeno - chamado de "megaflash" - percorreu 709 quilômetros no dia 31 de outubro de 2018 no sul do país - mais que o dobro do recorde anterior, que era de 321km e ocorreu em Oklahoma, nos Estados Unidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Isso equivale à distância entre Boston e a capital Washington ou entre Londres e a fronteira da Suíça", disseram os cientistas em nota. Trazendo para o Brasil, a distância equivale praticamente entre a rota da capital São Paulo a Florianópolis.

Leia mais:

Imagem de destaque
De 1º a 22 de maio

CBF define os 16 confrontos de ida e volta da 3ª fase da Copa do Brasil

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio


Outro recorde anunciado pela OMM foi registrado na Argentina, que teve o "megaflash" de maior duração já visto com 16,73 segundos. O evento ocorreu no dia 4 de março de 2019 no norte do país e também esse era mais do que o dobro do anterior.


"Esses são registros extraordinários de eventos únicos de relâmpagos e eventos climáticos extremos são medidas vivas do que a natureza é capaz", disse em nota o chefe de eventos extremos da OMM, Randall Cerveny.

De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil é o país onde há a maior incidência de raios do mundo, com mais de 78 milhões de eventos climáticos do tipo todos os anos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade