Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em 189 municípios

No Brasil, ampliação da rede de internet 5G permite acesso a 96% da população

Redação Bonde com Agência Brasil
30 set 2024 às 16:40

Compartilhar notícia

- Fabio Rodrigues - Pozzebom/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As operadoras de telefonia móvel que atuam em 189 municípios poderão solicitar o licenciamento e a ativação de estações para a internet 5G, já a partir desta segunda-feira (30). O serviço foi ampliado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) às prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz nessas localidades.


Segundo o Ministério das Comunicações, 23 unidades da federação podem universalizar a oferta do serviço 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, à população de todos os seus municípios. Somados às localidades onde a tecnologia já está disponível, a faixa poderá alcançar 96% da população brasileria em 5.191 municípios de todo o país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com objetivo de levar conectividade a lugares mais remotos

Leia mais:

Imagem de destaque
E tem rede social!

Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade

Imagem de destaque
Saiba mais

Uber diz no STF que liberdade é incompatível com vínculo pela CLT

Imagem de destaque
Mais procurados

Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024

Imagem de destaque
Audiências públicas

STF discute vínculo de emprego entre Uber e motoristas antes de julgar caso decisivo


"Com essa liberação, esperamos que as operadoras cheguem a estes locais e, assim, a gente alcance cada vez mais municípios com a internet 5G, levando conectividades até mesmo aos locais mais remotos", declarou em nota o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Publicidade


De acordo com a Anatel, o prazo entre a liberação da faixa e a instalação do serviço nas localidades ainda depende do planejamento das operadoras, mas a expectativa é que o processo completo seja significativamente antecipado ao ano de 2029, que seria o último prazo para a universalização do serviço 5G nos 5.570 municípios brasileiros.


TV aberta


Após a migração da faixa, os usuários dos canais de TV aberta que recebem as transmissões pela antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências com o 5G. Inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) para Programas Sociais do Governo Federal podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Entidade Administradora da Faixa, por meio do Programa Siga Antenado.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Conta de energia elétrica: outubro terá bandeira tarifária mais cara
A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 kWh (quilowatts-hora) de energia elétrica consumidos
Imagem
No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche
Em todo o país, 4,5 milhões de crianças de 0 a 3 anos estão em grupos considerados mais vulneráveis e deveriam ter o direito à creche priorizado. Essas crianças representam 45,9% do total de 9,9 milhões de crianças brasileiras na faixa etária.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo