Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Modelo F-39E Gripen

No Dia do Aviador, Aeronáutica apresenta novos caças

Agência Brasil
23 out 2020 às 11:26
- Sgt. Bianca/Aeronáutica Brasileira
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Comando da Aeronáutica apresenta nesta sexta-feira (23), em que se comemora o Dia do Aviador, os novos caças multimissão F-39E Gripen, importados da Suécia - parte de um acordo de transferência de tecnologia militar. A apresentação acontece na Base Aérea de Brasília.


O Dia do Aviador

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Criado para celebrar todos que arriscam a vida nos céus, o Dia do Aviador, comemorado em 23 de outubro, remete ao voo de Alberto Santos Dumont, pai da aviação, e sua aeronave, o 14-Bis. O voo ocorreu na França em 1906, no Campo Bagatelle, e daria início a uma revolução no transporte de passageiros e nos hobbies de centenas de milhões de pessoas que usam os princípios da aerodinâmica para alçar voos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Previne HIV

Falta de informação, estigma e acesso desigual limitam alcance da Prep

Imagem de destaque
Anajulia

Sucuri gigante é encontrada morta em Bonito (MS)

Imagem de destaque
Menos desigual

Curitiba é a capital mais igualitária do país, e Porto Velho, a mais desigual

Imagem de destaque
Suspeitos presos

O que se sabe até agora sobre a morte de Marielle Franco


O Dia do Aviador foi instituído em 1936, pela lei nº 218. Alberto Santos Dumont também é considerado patrono da aeronáutica, e possui a patente militar de marechal-do-ar. Santos Dumont dá nome, ainda, a uma importante honraria concedida pela Força Aérea Brasileira, a "Medalha do Mérito Santos-Dumont”.

Publicidade


Aeronaves de combate


Rebatizado pela Força Aérea Brasileira de F-39E, o Gripen NG é de origem sueca. O Brasil encomendou, em 2014, 36 unidades da fabricante Saab. Eles substituem a frota atual, que é composta por caças F-5, de origem norte-americana.


Os F-39E custaram para os cofres públicos cerca de R$ 24 bilhões, financiados em 25 anos. O recebimento das 36 unidades, no entanto, também é fracionado.

Capaz de voar em uma velocidade máxima de 2.400 km/h - praticamente duas vezes a velocidade do som (1.224 km/h), os F-39E são considerados "multimissão”, ou seja, podem participar de confrontos no ar, na terra e no mar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade