Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ESPORTE

Paraná encerra com 12 medalhas primeiro dia nos Jogos Escolares da Juventude

Agência Estadual de Notícias
14 nov 2015 às 18:00

Compartilhar notícia

Paraná encerra com 12 medalhas primeirodia nos Jogos Escolares da Juventude - Josi Schmidt
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os paranaenses conquistaram 12 medalhas no primeiro dia de disputas nas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude Londrina e Maringá 2015, etapa de 15 a 17 anos. Foram cinco ouros, quatro pratas e três bronzes nesta sexta-feira (13).

A primeira medalha paranaense foi do ciclismo, na prova de 500m contra o relógio, realizada no autódromo Ayrton Senna, onde a atleta Nicolle Wendy Borges, do Colégio Estadual Pedro Macedo, de Curitiba, garantiu a prata ao cravar o tempo de 34s415.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na piscina do Clube Arel as meninas conquistaram três ouros e uma prata na natação. Sarah Marques, do Colégio Dom Bosco Ahú, de Curitiba, foi campeã na prova dos 50m livre, com a marca de 26s68 e também na prova dos 100m borboleta ao cravar 1min02s12.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crime organizado

Três de cada dez cidades da Amazônia Legal têm presença de facções

Imagem de destaque
Comum em pequenas cidades

Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades

Imagem de destaque
Nível médio, superior e técnico

INSS inscreve até 15 de janeiro para vagas de estágio; veja regras

Imagem de destaque
10 mil pedidos de reaplicação

Enem: provas de matemática e ciências da natureza são reaplicadas nesta quarta-feira


O terceiro ouro quem garantiu foi Marcela da Costa, do mesmo colégio, ao encerrar a prova dos 800m livre com o tempo de 9min07s38. As duas campeãs, juntamente com Daniella de Paula, também do Dom Bosco e Diana Kohler, do Colégio Paraná, de Maringá, ficaram com a prata no revezamento 4x50m livre.

Publicidade


Sarah, que é de Aracaju (SE), por quem foi tricampeã dos Jogos Escolares da Juventude na etapa de 12 a 14 anos, foi convidada juntamente com sua irmã Sanny para treinar no Paraná. A nadadora tem uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze no Multinations Swimming Youth e é recordista sul-americana no 50m borboleta e atual vice-campeã do mesmo torneio na prova dos 100m borboleta.


Os atletas do judô arrebentaram. Na categoria meio-pesado (-90kg), após cinco difíceis lutas, Victor Hugo Sedrez, 17 anos, do Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba, conquistou com louvor a medalha de ouro. A luta eletrizante foi contra o paulista Eduardo dos Santos.

Publicidade


"Eu já tinha lutado contra ele outras vezes e sabia que o desafio não seria fácil então tentei estudar a luta dele para tentar entrar um golpe e consegui um vasari que superou todos os golpes dele. Depois disso fui segurando a luta e nem sabia que só faltavam 20 segundos para acabar, só percebi que havia vencido quando a galera começou a gritar", comentou o campeão que participa pela primeira vez dos JEJs. Victor integra a seleção brasileira de judô e este ano em sua primeira participação no campeonato brasileiro conquistou a medalha de bronze.


Ainda no masculino, na categoria médio (-81kg), Matheus de Assis, do Colégio Anglo, de Maringá garantiu a medalha de bronze.

Publicidade


No feminino Eduarda Darmieli Silva, do Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, de Curitiba, conquistou sua primeira medalha de ouro nos JEJs após vencer o Espírito Santo na categoria médio (-63kg). Duda, de 14 anos, já havia conquistado dois bronzes em edições anteriores. "Finalmente o ouro chegou. Não quero acordar nunca mais deste momento", declarou emocionada a campeã que treina na Sociedade Morgenau.


Na categoria meio-médio (-57kg) Laís de Carvalho, do Colégio FAG, de Cascavel ficou com a prata após ser superada pela oponente do Mato Grosso do Sul. A prata também foi garantida pela judoca Letícia Capote dos Santos, do Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba, na categoria pesado (+70kg).

Publicidade


No tênis de mesa mais uma prata e um bronze na disputa por equipes. As atletas Letícia Dalla Vecchia, do Colégio Aliança, de Francisco Beltrão e Daniela Yano, do Colégio Novo Ateneu, de Londrina foram superadas por 3 a 1 pelas catarinenses Alexia e Heloise na final. O bronze foi conquistado pelos mesatenistas Gustavo Miura, do Colégio Maringá, e Luis Felipe Fadel, do Colégio Ponta Grossa, ao vencer os amazonenses Leonardo e Manoel por 3 a 1.


As disputas do vôlei de praia definiram as equipes que avançam para a segunda fase. No feminino a dupla Amanda Oliveira/Laís, do Colégio Nobel, de Maringá, venceram venceram os três jogos e seguem na briga pelo título. No primeiro confronto a vitória foi no tie-break contra a dupla da delegação convidada de Londrina Rafaela/Vitória, por 2 sets a 1 (21/15, 17/21 e 15/12). No segundo jogo superaram por 2 sets a 0 (21/11 e 21) a dupla Anny/Maria Clara (AM). No terceiro confronto do dia mais uma vitória por 2 a 0 (21/13 e 21/8) Érika/Poliana (AL).

Publicidade


Já no masculino a dupla Luiz Henrique e Rafael, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Inajá, já deixou a competição após ser superada pelos pernambucanos Ayrton/João Mendes por 2 sets a 0 (21/18 e 21/13) no primeiro confronto e por Gabriel/Keoma (MA) também por 2 sets a 0 (21/17 e 21/19) no segundo.


No xadrez Marcos Sakada, do Colégio Paroquial, de Paranavaí, venceu a primeira rodada da prova convencional por 1 a 0 contra Clecio Franca (MT) e empatou a segunda contra Igor Cadihac (SP). Já a enxadrista Lara Malanowski, do Colégio SEPAM, de Ponta Grossa venceu por 1 a 0 Karolina Reis (RJ) e com o mesmo resultado superou Nicole Pereira (BA).

Publicidade


No primeiro dia da ginástica rítmica Bárbara Domingues, do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba; e Marine Vieira, do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Toledo, fizeram belas apresentações de arco e bola válidas para definir a pontuação das equipes. No entanto, as apresentações ainda não foram encerradas nesta primeira fase.


No atletismo foram realizadas apenas as etapas classificatórias das provas disputadas desta sexta-feira.


Confira no site dos Jogos Escolares da Juventude todos os resultados da rodada:www.cob.org.br/pt/BuscaAvancada/boletim%20de%20resultados


Atletas TOP

Os medalhistas dos dia Nicolle Borges, Sarah Marques, Marcela da Costa, Daniella de Paula, Diana Kohler, Daniela Yano e Gustavo Miura são bolsistas do TOP 2016. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo/Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, executado com o patrocínio direto da Copel, além de incentivos fiscais, com recursos da Copel e Syngenta, autorizados pelo Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo