A Polícia Federal em Niterói, na região metropolitana do Rio, prendeu um homem de 36 anos, residente em São Paulo, quando sacava benefícios do INSS com cartões clonados em uma agência bancária. A nova modalidade de crime foi descoberta na manhã desta sexta (30), por policiais federais, em ação conjunta com o setor de segurança de uma instituição bancária.
Foram apreendidos 21 cartões de benefício do INSS pertencentes a terceiros, com informações de senha e data de pagamento do benefício. Somente esta semana, o criminoso – que não teve o nome revelado para não atrapalhar as investigações – fez três saques em Niterói. A Polícia Federal tem informações de que o estelionatário clonou cartões de benefícios do INSS em São Gonçalo e em outras cidades de São Paulo.
Ele foi autuado em flagrante por furto qualificado e encaminhado ao Presídio Ary Franco. Pode pegar de dois a oito anos de reclusão. A Polícia Federal em Niterói informou que vai continuar investigando o caso para descobrir outros integrantes da quadrilha.
Leia mais:
STF retoma julgamento sobre responsabilidade de redes por conteúdos
Percentual de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica, diz IBGE
Candidatos incluídos no Concurso Nacional Unificado devem enviar títulos até esta quinta-feira
The Town terá Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty em noite do rock em 2025
Para recolher os dados dos segurados do INSS, os criminosos instalam equipamentos conhecidos por chupa cabra, que são leitores/coletores de dados, nos caixas eletrônicos dos bancos. Com os números, o cartão da vítima era clonado pela organização criminosa.