Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inaugurada em 2002

Ponte que custou R$ 186 mi sofre problemas de desnível

Agência Brasil
20 jan 2011 às 21:10

Compartilhar notícia

- Elza Fiúza/ABr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Interditada desde o início da manhã de hoje (20) devido a um desnível no piso, a Ponte JK foi parcialmente liberada no final da tarde para veículos leves, como carros de passeio e motos. Além disso, a velocidade permitida enquanto persistir o problema será de 40 quilômetros por hora (km/h).

A falha ainda não foi confirmada, mas, em nota, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) afirmou que o desnível foi constatado na região da junta de dilatação. Por precaução, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) decidiu que ônibus e caminhões não podem trafegar na ponte por enquanto. Trafegam diariamente na ponte, segundo a Administração Regional do Lago Sul, 20 mil veículos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o engenheiro Guilherme Sales Melo, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), a falta de manutenção deve ser o principal motivo da falha. "Oscilações são usuais em pontes, resta saber se elas estão dentro do previsto. Não há nenhum dano estrutural grave. O desnível deve ser de 3 a 4 centímetros. A manutenção, há algum tempo, já não havia sido feita e será feita agora. É de uma importância total essa manutenção", observou.

Leia mais:

Imagem de destaque
alteração das regras

Não conseguiu o auxílio-doença do INSS? Veja como ter o benefício, alvo de pente-fino em 2024

Imagem de destaque
CPI da Covid

Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo

Imagem de destaque

Última grande chuva de meteoros de 2024, Geminídeas, será na noite desta sexta

Imagem de destaque
Faltam seis votos

STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais


De acordo com o especialista em Patologias de Fundações e Estruturas da InfraSolo Engenharia, Dickran Berberian, há problemas visíveis na ponte. "A ponte é pendurada por um aço estendido que está cedendo e, possivelmente, o cabo que é preso está escorregando. Outro problema tem a ver com o apoio na junta que parece ter cedido de 6 a 8 centímetros", disse.

Publicidade


Segundo o presidente da Novacap, Maurício Canovas, as inspeções começaram na tarde de hoje tanto na parte inferior como na parte superior da estrutura. "Amanhã [21], a ponte será inspecionada por técnicos da UnB, técnicos da Novacap, projetistas e construtores da ponte para avaliar as causas do desnível", afirmou. Canovas disse que o problema será avaliado nas próximas 48 horas e que a vistoria será feita com a ponte funcionando. "A população pode ficar tranquila ao trafegar na terceira ponte", garantiu.


Inaugurada em dezembro de 2002, a Ponte JK tem 1.200 metros de comprimento e é uma das principais vias de ligação entre o Plano Piloto – onde funcionam as estruturas administrativas do governo federal, o Congresso Nacional e órgãos do Judiciário – ao Lago Sul, cidade satélite considerada bairro nobre de Brasília. O preço inicial do projeto era R$ 40 milhões, mas a obra custou R$ 186 milhões.

Publicidade


Cartão postal da cidade, a ponte tem na sua forma estrutural três arcos que sustentam, por meio de cabos de aço, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um. A Ponte JK está localizada, do lado do Plano Piloto, na área em que fica o Centro Cultural Banco do Brasil, onde o ex-presidente Lula trabalhou durante as obras do Palácio do Planalto e, no lado do Lago Sul, entre as quadras 24 e 26 – a parte mais afastada da cidade satélite.


Foi a terceira ponte de ligação entre o Plano Piloto e o Lago Sul a ser construída e contribuiu para desafogar o tráfego diário de cerca de 100 mil veículos nas outras duas pontes.

A primeira ponte do Lago Sul, conhecida como Ponte das Garças (oficialmente, a ponte se chama Presidente Médici) foi inaugurada em 1974 e tem 300 metros de comprimento. A Ponte Costa e Silva foi a segunda a ser construída na cidade satélite. Inaugurada em 1976, tem 400 metros de comprimento e foi projetada por Oscar Niemeyer. Seu estrutura é de um arco único, imitando uma garça pousando na água.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo