Um detento foi encontrado morto na madrugada de hoje (27) em uma das celas do Centro de Detenção Provisória do complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap), ele foi identificado como João Batista Veloso dos Santos.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML), e a secretaria determinou a apuração do caso. Dados preliminares indicam que o preso foi morto por enforcamento. Os detentos que estavam na mesma cela que ele serão ouvidos pela polícia. As investigações estão sendo conduzidas pela Corregedoria da Sejap e pela Polícia Civil.
Com este caso, sobe para três o número de mortes em celas do complexo penitenciário de Pedrinhas neste ano. Em março, outros dois detentos foram assassinados no presídio. Em janeiro, no entanto, Jocean Soares Dantas, preso que cumpria pena em uma das unidades, foi morto com dois tiros após tentativa de fuga. Ele havia simulado um mal-estar e foi levado à enfermaria, onde lutou com um vigilante.
Leia mais:
Meta, do Facebook, diz que 'nenhuma democracia' tentou impor regra de redes sugerida no STF
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Lares no Brasil têm mais cômodos e menos moradores por dormitório
Projeto aprovado na Câmara autoriza investigados por crimes a comprar armas de fogo
Em 2013 houve 47 homicídios em Pedrinhas, e no ano passado mais 14. Segundo as autoridades, a maioria dos assassinatos foi motivada por conflitos entre facções rivais. Para separar os grupos, o presídio passou por uma reestruturação do complexo no início do ano, o que, segundo a secretaria, inibiu os confrontos.