Uma pesquisa feita no site da Câmara dos Deputados mostra que 68% das pessoas não são a favor da proposta do deputado federal Capitão Derrite (PL-SP), votada e aprovada nesta terça-feira (3) na Câmara dos Deputados. A enquete registrava, até por volta das 17h, o voto de 571 pessoas no site oficial da Câmara e pode ter o resultado alterado conforme a participação popular.
Ainda de acordo com a pesquisa, 29% das pessoas afirmaram concordar totalmente com o projeto, enquanto 1% concorda com a maior parte do texto. Os que discordam da maior parte da proposta representam 2%, já os que se mantêm indecidos não chegaram a 1%.
A proposta, que ainda passará pelo Senado, consiste em retirar o direito de presos em regime semiaberto de terem as chamadas "saidinhas" em feriados ou datas comemorativas. O projeto anterior, editado por Derrite, apenas diminuia o número de saídas. A versão votada e aprovada extingue totalmente o direito.
Leia mais:
Última grande chuva de meteoros de 2024, Geminídeas, será na noite desta sexta
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
Meta, do Facebook, diz que 'nenhuma democracia' tentou impor regra de redes sugerida no STF
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Leia também: Proposta que extingue saídas temporárias de presos é aprovada na Câmara dos Deputados
No site da Câmara, onde a enquete continua ativa, o texto ainda gera discordância entre os internautas.
"Discordo completamente. O sistema prisional está super lotado. Se não tiver semiaberto tem que colocar tornozeleira e mandar os presos pra casa. E, aproveitando a oportunidade, por que não prendem a metade desses ladrões de dinheiro público que estão votando a favor? Hipocrisia isso sim!", comentou Glice Santos.
"Demorou demais para, pelo menos, restringir essas saidinhas. A população do bem sofre nas mãos desses criminosos que aproveitam dessas saídas para cometer novos crimes, e não voltam mais para a prisão", opinou Jeannete Moutinho.
Votos na Câmara
Diferentemente da votação popular, o projeto passou com folga na Câmara dos Deputados. Dos 411 votantes, 311 foram favoráveis e 98 contrários. Segundo a Agência Câmara, os partidos que votaram integralmente sim à proposta de Derrite foram: PL, PP, Republicanos, União, PSD, MDB, PSDB, Novo e Cidadania. Já os que não concordaram foram: PT, PSOL, PSB e PC do B.
*Sob supervisão de Fernanda Circhia