A Receita Federal divulgou um nota oficial alertando o público para a ocorrência de fraudes, praticadas em nome da Instituição, relacionadas à solicitação de fornecimento de informações.
Trata-se de artifício que busca obter dados cadastrais e bancários dos cidadãos através de e-mail ou correspondência enviados através dos correios. Anexos a este release encontram-se modelos de texto de e-mail e de carta que têm sido enviados a muitos contribuintes. Portanto, é preciso ter muito cuidado com e-mails e correspondências dessa natureza.
O endereço eletrônico indicado na correspondência anexa (http://info2010.x10.mx) não tem nenhuma relação com o site da Receita Federal, que é http://www.receita.fazenda.gov.br. Mas é importante destacar que os e-mails falsos muitas vezes reportam links que aparentam ser da Receita Federal, quando na verdade são endereços eletrônicos forjados, o que pode ser constatado ao passar o mouse sobre o link (situação em que o verdadeiro endereço pode ser visto no rodapé da página).
Leia mais:
Maior presente de Natal virá da cultura, diz Selton Mello sobre 'Compadecida 2'
Brasil está perto de alcançar a meta de vacinação contra o vírus HPV
Saúde incorpora cinco procedimentos contra câncer de mama no SUS
Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas
Os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais, devem utilizar o site da Receita Federal, através do portal chamado e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento da Receita, onde os serviços são utilizados apenas pelo contribuinte ou seus procuradores. Para utilizar o e-CAC, é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital.
Avisos por e-mails comunicando sobre pendências na declaração do imposto de renda pessoa física, também são falsos.