Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Infraestrutura

Relatório aponta falta de estacionamento para aviões

Agência Estado
05 dez 2010 às 09:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não são só os motoristas que sofrem para encontrar vagas para seus carros nos estacionamentos de aeroportos. Falta espaço também para os aviões. Relatório reservado do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) aponta escassez de vagas para aeronaves em praticamente todos os grandes terminais do País.

A radiografia elaborada pelos militares esmiúça as condições de infraestrutura de 20 aeroportos. O Estado selecionou dez deles, conforme a importância no cenário nacional e o aumento da demanda nas férias. Só nesses terminais, o déficit é de 141 vagas para a aviação regular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



A necessidade de vagas equivale a 52% do total de 267 posições existentes hoje nesses aeroportos. A maioria das obras previstas no cronograma da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para a Copa de 2014 contempla a ampliação dos pátios e a readequação de pistas problemáticas.

Leia mais:

Imagem de destaque
País livre da doença

Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo após cinco anos

Imagem de destaque
Entenda

Governo propõe uso do Pix como garantia para empréstimos

Imagem de destaque
Eventos secundários da partida

Proibir apostas em cartões e penaltis pode criar mercado paralelo, dizem especialistas

Imagem de destaque
Até setembro de 2024

Brasil tem 66,5 mil pessoas à espera de transplantes de órgãos, diz relatório



Enquanto isso, pilotos dizem conviver com congestionamentos diários. Nos horários de pico, a espera por uma vaga nas pontes de embarque (finger, no jargão em inglês) e nas posições remotas (áreas distantes do terminal de passageiros, onde embarque desembarque são feitos com escadas) não é diferente da enfrentada no estacionamento de shopping lotado, por exemplo.


Mais do que as empresas aéreas, que em geral conseguem tirar o atraso ao longo do percurso, os grandes prejudicados por esse gargalo de infraestrutura são os passageiros. A falta de espaço nos pátios é um dos fatores apontados por experts do setor para explicar atrasos em voos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo