Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
No Paraná

Reunião discute impactos da pandemia e retomada do turismo

Agência Estadual de Notícias
11 out 2020 às 10:46
- Reprodução/AEN PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os impactos da pandemia nas atividades turísticas foram discutidos nesta quinta-feira (08) na 82ª Reunião Extraordinária do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur). No encontro virtual também foram apresentados os manuais de conduta segura para os empreendimentos turísticos e, ainda, abordados os próximos encaminhamentos referentes ao monitoramento do masterplan Paraná Turístico 2026 – Pacto para um Destino Inteligente. Houve também uma apresentação sobre o Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Estado.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, que nomeou o novo vice-presidente do conselho, Giovanni Diego Bagatini, da Fecomércio-PR, além dos dois conselheiros Beto Madalosso e Adonai Arruda Filho, que representam a comunidade que presta serviços importantes para o turismo estadual, conforme prevê o regimento do conselho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mehl reforçou que o turismo regional deve ser o foco para a recuperação do setor no Estado, principalmente porque diz respeito a deslocamentos curtos e rodoviários, que tendem a ser uma das principais características das viagens no período pós-pandemia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Morto em voo

Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cão Joca

Imagem de destaque
Cão Joca

Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte de cachorro; veja o que fazer

Imagem de destaque
Falha da companhia

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol

Imagem de destaque
Povos originários

Milhares de indígenas marcham em Brasília pela demarcação de seus territórios


A apresentação dos impactos da pandemia no turismo foi feita pelo presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio. Entre os dados mais significativos mencionados por ele está que, em sete meses, o turismo no Brasil perdeu R$ 207,85 bilhões e, consequentemente, o faturamento do setor apresentou queda de 56,7% até o mês de julho, em relação à média verificada no primeiro bimestre.

Publicidade


Em seis meses de pandemia, acrescentou, foram eliminados 481,3 mil postos formais de trabalho, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e, entre os segmentos, as agências de viagens (-18,5 mil) e os hotéis, pousadas ou similares (-79,9 mil) foram os que registraram os cortes mais intensos.


Diante desse cenário, Sampaio demonstrou ações que as iniciativas privada e pública tomaram para reduzir esses impactos. Entre aquelas da iniciativa privada, ele citou a organização setorial, através da concepção de um grupo de entidades que se engajaram para desenvolver ações em prol do setor, como o Movimento Supera Turismo, o Guia do Viajante e o Viajômetro.

Com relação às ações do Poder Público, também foram destacadas algumas iniciativas esperadas para preservação dos empregos, das empresas e para um turismo responsável. Entre elas estão a prorrogação da Lei 14.020, que prevê a suspensão de contratos e/ou redução de jornada e salários até dezembro de 2020; a desoneração da folha até dezembro de 2021; o retorno da não incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas para pagamentos de fornecedores de serviços turísticos no exterior e a promoção de linhas de crédito para escoar os recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade