Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda!

Saiba quando pedir a revisão para turbinar a aposentadoria

Cristiane Gercina - Folhapress
18 fev 2020 às 11:14
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pedir a correção da aposentadoria ou da pensão é um direito do segurado garantido por lei. Além da legislação, há ainda normas internas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que garantem a revisão dos valores quando há erros.

No entanto, muitos beneficiários acabam acreditando em mitos e, com isso, podem perder o prazo e passar o resto da vida recebendo um valor menor.
Dentre as regras do pedido de correção está a chamada decadência, que é o prazo-limite para o segurado pedir a revisão do benefício. Esse limite é de dez anos e começa a contar no mês seguinte ao primeiro pagamento do benefício.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Há um mito muito comum que é acreditar que, quando fizer dez anos, o benefício será revisado. Não é isso", alerta Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaportes

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar


"Dificilmente o INSS vai adotar essa lógica de provocar aquele que está inerte para adverti-lo da possibilidade de aumentar o benefício", afirma o advogado Rômulo Saraiva.

Publicidade


Por isso, o segurado que desconfia ter uma aposentadoria com erro deve pedir a correção o quanto antes.


Segundo os especialistas, o ideal é que a solicitação seja feita nos primeiros cinco anos, pois, com isso, o beneficiário praticamente anula o prejuízo que teve.

Publicidade


O motivo é que o INSS paga os atrasados de até cinco anos antes do pedido. Quem pede a correção dentro dos cinco anos iniciais pode ter toda a renda corrigida.


Para conseguir a revisão, é preciso provar o erro. A dica de advogados é fazer um pente-fino na documentação inicial, o que inclui a carta de concessão com a memória de cálculo e o processo administrativo do benefício. "É bom dar uma olhada de tempos em tempos, para saber se realmente o INSS incluiu todos os salários de contribuição na conta", diz Adriane.


Ao ganhar uma ação judicial trabalhista ou conseguir um documento que comprove tempo especial, o segurado deve pedir a correção para incluir os valores ou o período de trabalho.

Outro direito é fazer vários pedidos de revisão ao mesmo tempo, desde que sejam por motivos diferentes. "Só é preciso ter cuidado. Se estiver com um processo judicial em andamento, é bom esperar. Se pedir duas vezes a mesma coisa, pode ser entendido como má-fé e o segurado é prejudicado", diz Saraiva.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade