A capital paulista registrou na madrugada de hoje o recorde de frio deste ano. No Mirante de Santana, na zona norte, onde é feita a medição oficial, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou temperatura mínima de 8,9ºC, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
No entanto, em outros pontos da cidade, a temperatura mínima desta segunda-feira foi ainda mais baixa. Os termômetros do CGE marcaram 4,3ºC em Parelheiros e 5,6ºC na região de Pirituba/Jaraguá. Nos aeroportos, os termômetros registraram mínimas de 5ºC em Cumbica, 6ºC no Campo de Marte e 8ºC em Congonhas.
A madrugada de ontem já havia registrado um recorde. De acordo com dados do Inmet, a mínima registrada neste domingo na estação do Mirante de Santana foi de 10,9ºC, superando o recorde anterior, que era de 11,2ºC no dia 13 de maio. Segundo o CGE, a menor temperatura registrada nos meses de junho, desde o início das medições do Inmet, ocorreu no dia 1º de junho de 1979, quando os termômetros marcaram 1,2ºC.
Leia mais:
Não conseguiu o auxílio-doença do INSS? Veja como ter o benefício, alvo de pente-fino em 2024
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Última grande chuva de meteoros de 2024, Geminídeas, será na noite desta sexta
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
Previsão
Uma massa de ar polar foi a causa da madrugada gelada, hoje, na Grande São Paulo, de acordo com o CGE. No decorrer do dia, o sol predomina, elevando gradativamente as temperaturas e espantando um pouco a sensação de frio, com máximas que devem oscilar em torno dos 21ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio no período da tarde, quando deve atingir valores próximos aos 40%. Não há previsão de chuva para a capital paulista.
Ao longo da semana, o tempo segue seco e estável, com temperaturas baixas nas madrugadas e em gradativa elevação no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 8ºC e máximas que não devem superar os 20ºC. Estas condições dificultam a dispersão de poluentes, o que pode prejudicar a qualidade do ar.