Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento

Smartphones são alvos comuns para hackers

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 mai 2020 às 18:33
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Esses criminosos podem acessar mensagens enviadas, redes sociais e até contas bancárias, através do smartphone

Os internautas estão cada vez mais nômades, isto é, navegam na web de onde estiverem, por meio de dispositivos móveis – principalmente, através do celular. Esse aparelho que cabe na palma da mão tem armazenado um grande número de dados pessoais – muitas vezes, em maior quantidade do que computadores e notebooks pessoais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Todas as trocas de mensagens, sites acessados, login em redes sociais e até mesmo transações bancárias, feitas através de aplicativos, geram dados que ficam armazenados no próprio telefone ou nas plataformas nas quais o usuário navegou. Todas essas informações, apesar de não estarem explícitas, são um prato cheio para hackers.

Leia mais:

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio

Imagem de destaque
A partir de 2025

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

Imagem de destaque
Acusado de exagerar no currículo

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil nos Jogos de Paris-2024


Para que invasores querem seus dados?

Publicidade


Hoje em dia, informações do mundo online podem valer muito dinheiro. Há várias maneiras de lucrar com os dados furtados de celulares, e uma delas é conseguir invadir contas bancárias de pessoas comuns ou de empresas e assumir o controle das mesmas. Outra intenção comum entre os invasores de eletrônicos é a de comprar e revender produtos com os dados da pessoa. Mercadorias de lojas online ou vale-presentes são rapidamente adquiridos e repassados, ajudando a despistar os criminosos.


Trocar milhas de voos, por exemplo, por quantias em dinheiro e outros produtos também é um golpe muito aplicado. Esse recurso de viagem geralmente não possui sistema de segurança tão sofisticado e nem é monitorado frequentemente. Assim, invadir e roubar sem que notem a falta das milhas fica ainda mais fácil. Com rápidas transações eletrônicas, os vales são vendidos para corretores especialistas que compram pontos de programas de hotéis e linhas aéreas e os revendem para agências de viagem online.

Publicidade


Como proteger seus dados?

Tenha um antivírus de confiança

Ter um programa antivírus, baixado de uma fonte confiável como o site oficial do desenvolvedor, instalado no celular é uma necessidade, já que esse tipo de programa é capaz de analisar todo o armazenamento do celular e alertar sobre páginas, aplicativos e downloads suspeitos. O recomendado é fazer uma busca por ameaças, através de um antivírus, pelo menos, uma vez por mês.


Cuidado ao baixar novos apps

Certifique-se de que o aplicativo que pretende instalar tem como fonte as lojas oficiais, como Google Play e iTunes. Elas garantem que o app passou por supervisão antes de ser disponibilizado. Porém, todo o cuidado é pouco: antes de baixar, observe o comentário de outros usuários sobre a aplicação e não faça download de aplicativos mal avaliados.

Publicidade


Fique longe de páginas suspeitas na web

É muito comum, principalmente em sites de reprodução ilegal de filmes e músicas, que, quando o usuário clica para dar play no conteúdo ou fechar um anúncio, ele seja redirecionado a outras páginas ou novas guias sejam abertas. Fuja deste tipo de site! Todas as informações devem ser acessadas por vontade própria do internauta, nunca por botões escondidos. Esses links podem conter vírus que fragilizam a segurança do aparelho eletrônico.


Utilize senha no aparelho celular


As senhas de bloqueio são uma função básica que evita que terceiros acessem fisicamente os dados quanto estão com o aparelho em mãos. Essa medida de proteção também é importante por evitar maiores prejuízos, principalmente depois de furtos, já que limita o acesso aos dados contidos dentro do celular.

Nesses casos, a melhor opção é assegurar, com o uso da senha, que as informações não serão acessadas e acionar o seguro do celular. Existem planos de seguro para Samsung, Apple e diversas outras marcas e modelos por preços acessíveis. Esse serviço não protege os dados, mas ampara financeiramente o dono do smartphone caso sofra algum furto, por exemplo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade