Pesquisar

Canais

Serviços

Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Alerta

Chuvas que causaram estrago na Bahia devem chegar ao Sudeste nesta quarta

Folhapress
29 dez 2021 às 16:05
Continua depois da publicidade

As fortes chuvas que provocaram estragos na Bahia estão se deslocando para o Sudeste do país. A previsão é de que os temporais alcancem os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo já nesta quarta (29) e permaneçam por sete a dez dias.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo, de atenção, para a região. Estados da região central do país também devem ser atingidos.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Segundo o instituto, uma ZCAS (zona de convergência do Atlântico Sul) que atingiu os municípios baianos se desloca para o Sudeste. Essas zonas formam corredores que se estendem do sul da região amazônica até a área central do Atlântico sul, canalizando a umidade da Amazônia para outras áreas, o que provoca chuvas intensas.


A previsão é de que as áreas mais atingidas sejam o centro e o sul de Minas Gerais, a região norte de São Paulo, o Vale do Paraíba e a região serrana do Rio de Janeiro. Há ainda a possibilidade de tempestades com rajadas de vento e granizo nas serras do Rio de Janeiro, na zona da mata de Minas e no Vale do Ribeira, em São Paulo.


Já nesta terça (28), cidades da região do ABC registraram alagamentos após forte temporal. Em Mauá, uma estação da linha 10-Turquesa, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ficou alagada. Santo André também registrou pontos de alagamento.

Continua depois da publicidade


Na capital paulista, a previsão é de que haja chuva na noite de Ano-Novo, com mínima de 18°C e máxima de 26°C, e probabilidade de 75% de chuva.

Continue lendo