A partir desta quinta-feira (27), equipes da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Polícia Militar e Guarda Municipal darão início a um trabalho de fiscalização integrado nas ruas Paranaguá e Santos, região central de Londrina. Com a proibição do estacionamento sobre as ciclofaixas nestas duas vias, os condutores que não obedecerem à regra serão notificados. A penalidade configura em infração grave, gerando cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 195,23.
Anteriormente, a permanência de veículos nas ciclofaixas das ruas Paranaguá e Santos era liberada de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e aos fins de semana, a partir das 14h de sábado. Com a proibição, não será permitido estacionar nestes espaços em nenhum horário. O pedido de proibição partiu do Grupo de Moradores da Rua Paranaguá e Entorno e foi aprovado pela CMTU.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), o major Celso Ramos, diretor de Trânsito da CMTU, explicou que neste primeiro momento a operação terá caráter educativo, “com a intenção de orientar os usuários que estavam acostumados a parar em cima da ciclofaixa. Esse trabalho começou com uma ampla divulgação na imprensa na semana passada e agora estamos concluindo a sinalização. A partir de segunda-feira (31) não haverá mais orientação e as providências necessárias serão tomadas”, afirma.
Leia mais:
Reforma de ala do Hospital do Câncer tem apoio de shopping de Londrina
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Cidades brasileiras precisam se adaptar às mudanças climáticas
UEL seleciona bolsistas para o programa Estudante Empreendedor
Ainda de acordo com Ramos, nos primeiros dias de fiscalização, caso o veículo esteja estacionado sobre a pista para ciclistas e o proprietário não seja identificado, “a CMTU terá que tomar as providências de autuação e remoção do veículo”. Em relação ao trabalho integrado, o diretor de Trânsito esclareceu que “a PM é constantemente chamada para trabalhar nestes locais, assim como a GM. Optamos por esse trabalho em conjunto para trazer maior segurança aos munícipes. Acredito na educação do povo de Londrina. Sabendo que há uma proibição naquele local, irão obedecer”, afirma.
Leia mais na FOLHA de LONDRINA: PM diz que trabalho integrado tem relação com outras ações realizadas na região de bares e residências para conter barulho -