Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Emissões de carbono

Apenas 37% das empresas têm ações de sustentabilidade na América Latina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 jan 2022 às 16:21
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar da sustentabilidade ocupar um lugar central nas estratégias de negócios, um estudo recente do IBM Institute for Business Value (IBV) revelou que 72% das empresas possuem uma meta de emissões de carbono líquido zero. Mas, para muitas dessas organizações, existe uma lacuna entre definir metas de sustentabilidade ambiental e tomar medidas para realizá-las.

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O novo estudo, feito com quase 2.000 executivos em 32 países em indústrias orientadas para a manufatura, mostra que as organizações estão priorizando a sustentabilidade, mas também enfrentando desafios na execução de suas estratégias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições Municipais 2024

Prazo para emissão do 1º título de eleitor para jovens de 16 a 18 anos vai até 8 de maio

Imagem de destaque
Aumento no número de Divórcios

Brasileiros casam mais tarde e ficam juntos por menos tempo, diz IBGE

Imagem de destaque
Preparação para maternidade

Juliette congelará óvulos: entenda o procedimento

Imagem de destaque
Amigos dos bichinhos

Conheça doze restaurantes que aceitam pets em Londrina


Os resultados mostram que a sustentabilidade assumirá um maior destaque nos próximos 3 anos. 59% das organizações pesquisadas veem a sustentabilidade ambiental como uma de suas principais prioridades no futuro, em comparação com 38% que já mencionam como prioridade hoje.

Publicidade


No entanto, há um grande espaço entre a intenção e a ação em tornar os negócios sustentáveis. 86% das organizações pesquisadas na região possuem uma estratégia de sustentabilidade como uma de suas prioridades. Ainda assim, somente 37% das empresas na América Latina tomaram ações para atingir seus objetivos ambientais. Ou seja, apenas 49% das que veem a sustentabilidade como uma prioridade conseguem alcançar suas metas ambientais.


Um dos obstáculos é o custo do impacto ambiental. Até 7 entre 10 empresas na região antecipam que o preço das mudanças ambientais impacte negativamente seus negócios, enquanto apenas 1% considera tais mudanças como uma oportunidade positiva para seus negócios.

Publicidade


O avanço dos objetivos de sustentabilidade enfrentam ainda outras barreiras: executivos na região destacam dificuldades como barreiras tecnológicas (35%), resistência do cliente (33%), barreiras regulamentares (31%) e falta de dados/informação (29%). Além disso, a restruturação da cadeia de suprimentos, perda de competitividade no preço e maiores custos operacionais são as principais preocupações dos empresários.


Publicidade

Já como solução, a tecnologia é uma boa alternativa. Mais da metade das organizações pesquisadas na América Latina veem a IoT, os dispositivos móveis e a nuvem híbrida como essenciais para promover seus objetivos de sustentabilidade. 70% dos executivos em todo o mundo, considerados pioneiros no mercado, estão usando a nuvem híbrida para promover seus objetivos de sustentabilidade. 

 

A sustentabilidade está pronta para definir uma nova agenda corporativa e recalibrar o relacionamento entre negócios e sociedade. Ao adotar tecnologias como a nuvem híbrida e a inteligência artificial, empresas podem começar a dar o primeiro passo em direção a acelerar a transformação digital, que ajudará a alinhar seus objetivos de sustentabilidade às suas estratégias de negócio.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade