Pesquisar

Canais

Serviços

- Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Saiba como!

Teatro pode ajudar a lidar com a timidez

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 jan 2022 às 08:54
Continua depois da publicidade

A timidez é definida como uma sensação de desconforto ou até algum tipo de medo irracional quando nos vemos diante de certa situação de socialização. Alguns autores defendem que a timidez esteja inclusive ligada à origem de alguns ataques de pânico, outros a defininem como “ansiedade social”. O fato é que, muitas vezes, este sentimento acaba impedindo que as pessoas exponham suas opiniões, conquistem empregos ou alcancem oportunidades importantes.Há formas de lidar com a timidez, com terapia comportamental, por exemplo. Uma atividade que pode estimular a comunicação e a livre expressão é o teatro. Mas, antes de entendermos como essa ocupação pode ajudar, precisamos lembrar que o não se resume a estar diante de uma plateia desconhecida, encenando algo como ator. Pensar isso, para uma pessoa tímida, pode ser assustador. 

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Além disso, é importante compreender que todo o processo importa. Você não precisa ser um profissional nisso. As aulas de teatro irão ajudá-lo a se expressar melhor, a se conhecer e a se relacionar com os outros de forma mais natural e consciente.

Continua depois da publicidade


Pensando nisso, a atriz Lara Cardoso indica abaixo algumas estratégias das artes cênicas para lidar melhor com a exposição:


1. Sinta suas emoções


No teatro, aprendemos a lidar melhor com os diversos tipos de sensações para administrá-los ao subir no palco. E este recurso também ajuda a lidar com a timidez. 

Continua depois da publicidade


2. Incorpore um personagem

Essa técnica é muito comum e consiste em simplesmente interpretar alguns papéis úteis no cotidiano para se sentir mais à vontade nas situações. Faça como no teatro mesmo: invente uma história. Vale ter em mente a personagem de um filme e pensar como ela agiria em determinadas situações.


3. Fale com o espelho

Vale conversar sobre amenidades, valorizar suas qualidades ou treinar um diálogo. O objetivo principal é parar em frente ao espelho e começar a expressar em voz alta os pensamentos e discursos. 


4. Matricule-se


Não importa em que aula. Poder ser teatro, mas também vale aula de dança, canto, línguas, academia, Yoga, qualquer uma destas será útil para ajudar a superar a timidez e ainda descobrir algo que goste muito.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade