Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Curitiba

Secretaria investiga morte de 19 antílopes em zoológico

Mariana Franco Ramos - Redação Bonde
18 jul 2013 às 12:05
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba (SMMA) investiga a morte de 19 animais da espécie antilope cervicapra, ocorrida na última semana, no zoológico do Parque Regional do Iguaçu, localizado no bairro Alto Boqueirão. Segundo o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da SMMA, Alexander Biondo, os animais - três machos e 16 fêmeas -, foram transferidos de um recinto a outro durante a madrugada do dia 10. Quando o dia amanheceu, uma equipe do zoológico já os encontrou sem vida.

"No inverno, não é incomum fazermos um rodízio de locais ali, principalmente com os herbívoros. E foi isso que aconteceu. Não temos ainda a causa da morte de todos eles, mas a gente imagina que houve algum problema de manejo", afirmou. Os outros animais não foram afetados, no entanto, por precaução, o recinto foi isolado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Biondo, os corpos foram encaminhados ao serviço de patologia veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para realização da necropsia. Também foram recolhidas amostras de dez plantas, sendo três suspeitas, que eram utilizadas na alimentação dos antílopes, para investigar possível intoxicação. Além de problemas com a alimentação, há outras três hipóteses para o falecimento dos animais: a contaminação da água que eles bebiam, a existência de alguma doença infecciosa e o estresse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia

Imagem de destaque
Danos

IAT aplica R$ 40,2 milhões em multas por danos ambientais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP



"Essa é uma espécie exótica no Brasil, que não está acostumada com as plantas daqui. Na segunda-feira, o Osmar Rocha, um especialista do Museu Botânico, quarto maior acervo de plantas do País, vai caminhar pelo recinto e verificar se a gente deixou de perceber algo. Em relação à água, a gente já viu a fonte, que é da Sanepar ou de posto cartesiano, e doenças infecciosas estamos esperando resultado da necropsia. Eles também são muito sensíveis ao estresse. A fuga e a luta funcionam muito rápido. Mas isso tudo deve sair na necropsia", contou o diretor.

Os 19 antílopes estavam no zoológico do Parque Regional do Iguaçu desde 1998. Alexander Biondo explicou que a Prefeitura de Curitiba não tem planos de readquirir animais da espécie. "Há dez anos o zoológico não adquire animais de compra, nem capturados de vida livre. Nossa única opção é de permuta de outros zoológicos. Mas mesmo assim, para voltarmos a ter essa coleção, irá demorar muito tempo".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade