Técnicos da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), órgão federal que fiscaliza as concessões ferroviárias, chegaram nesta segunda-feira a Curitiba para fazer uma inspeção na América Latina Logística (ALL). No seu site, a ANTT informou que um dos motivos da visita seria averiguar a denúncia feita pelo governo do Estado, de abuso do poder por parte da concessionária.
A Ferropar, que administra pouco mais de 200 quilômetros de ferrovia entre Cascavel e Guarapuava, alega que foi impedida de fazer seus vagões circularem pela malha administrada pela ALL. Como o contrato de concessão obriga as empresas a compartilharem essa estrutura, a Ferropar considera que a ALL praticou abuso de poder.
A ALL rebate a acusação dizendo que a Ferropar lhe devia R$ 1,2 milhão, dos quais R$ 700 mil teriam sido regularizados depois do impasse. A Ferropar, por sua vez, disse que a dívida já devia ter sido revista, pois a ALL também usa a malha da Ferropar.
Leia mais:
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Paraná avalia potencialidades de acordo entre Mercosul e União Europeia
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Nesta segunda-feira a ALL informou que a visita da ANTT foi uma inspeção de rotina, já determinada no contrato de concessão. Segundo a concessionária, o trabalho de fiscalização irá se ater ao andamento econômico-financeiro da empresa e deverá ser concluído em uma semana.
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina