Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Aposentadoria do INSS libera o saque do FGTS

Clayton Castelani - Folhapress
28 jul 2020 às 08:42
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As sucessivas medidas adotadas pelo governo para tentar tirar a economia do buraco mexeram com verbas que só eram liberadas em ocasiões específicas, como a aposentadoria.

Para facilitar a vida de quem planeja pendurar as chuteiras em breve e está contando com um dinheiro extra para sair do sufoco, o Agora traz um resumo sobre as principais verbas liberadas para quem se aposenta, o que também inclui quem continua ou volta ao batente após se aposentar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O PIS/Pasep e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) estão entre os recursos destinados a trabalhadores que mais sofreram intervenções por medidas emergenciais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dá tempo!

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 56 milhões neste sábado

Imagem de destaque
Galpão na Fazendinha

Com alimentos saudáveis e sem conservantes, agricultores familiares marcam presença na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Confira o calendário

Abono do PIS/Pasep será pago nesta segunda para nascidos em março e abril

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena acumula de novo e prêmio sobe a R$ 56 milhões


Quem trabalhou com carteira profissional assinada ou foi servidor entre 1971 e 1988 recebeu depósitos dos empregadores em cotas chamadas PIS (setor privado) ou Pasep (setor público).

Publicidade


O saque dessas cotas devido à aposentadoria vigorou por cerca de meio século, até que, recentemente, o governo acabou com as restrições para a retirada dos valores.


Quanto ao FGTS, apesar das recentes autorizações para saques pontuais, o saldo do fundo continua sendo liberado a quem se aposenta. Caso tenha participado dos programas especiais para saque, o beneficiário deve considerar, porém, que o seu saldo foi reduzido.

Publicidade


Para aposentados que trabalham, no entanto, há regras distintas. Veja os detalhes abaixo.


INSS começa a pagar benefícios de julho


O INSS começa a depositar nesta segunda-feira (27) os benefícios da competência de julho. Recebe nesta data quem ganha até um salário mínimo e tem o número do benefício terminado em 1, sem considerar o dígito verificador, que fica após o traço.

Os pagamentos desta competência prosseguem até 7 de agosto. O calendário completo está disponível em meu.inss.gov.br. Não é necessário cadastrar uma senha para acessar esse serviço.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade