O avanço da vacinação da população em geral e uma maior flexibilização das medidas restritivas deixaram os comerciantes otimistas e os consumidores mais dispostos a irem às compras. É o que aponta a pesquisa Faciap/Datacenso divulgada nesta quarta-feira (28), sobre a expectativa de compra e venda para o Dia dos Pais em 2021. O levantamento apontou que 65% dos comerciantes paranaenses esperam resultados melhores neste ano comparado com o mesmo período do ano passado e a perspectiva é de crescimento de 9,64% nas vendas em 2021.
O estudo, realizado em parceria com a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), ouviu 500 comerciantes e 1.006 consumidores entre os dias 12 e 19 de julho, em seis cidades de diferentes regiões paranaenses: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4% para os comerciantes e de 3% para os consumidores.
A pesquisa também mediu o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) do Paraná para o Dia dos Pais, que apontou uma evolução em relação ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados. O ICC ficou em 148 pontos, contra 125 em maio e 135 em junho. O índice é medido em uma escala que vai de zero a 200. Acima de cem, indica otimismo em relação à atual situação econômica do país e a situação financeira dos clientes para os próximos seis meses, demonstrando maior confiança no futuro.
Leia mais:
Prefeitura de Londrina luta para fechar contas e investir em infraestrutura
Londrina conta com mais de 500 oportunidades de emprego nesta semana
Limitar ganho do salário mínimo ao arcabouço aumenta desigualdade, prevê estudo da USP
Brasil está enxugando gelo no bloqueio a bets ilegais, diz presidente da Anatel
Leia mais na Folha de Londrina.