Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Banco Central

BC compra dólares para reforçar reservas internacionais

Redação - Bonde
07 jan 2004 às 11:42

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!

O Banco Central passará a comprar dólares no mercado com a finalidade de aumentar as reservas internacionais, segundo anunciou na terça o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. As compras antes eram feitas pelo Tesouro Nacional, por meio do Banco do Brasil.

A medida, destacou Meirelles, não significa o estabelecimento de uma cotação específica para a moeda norte-americana. "Apesar de o intuito da autoridade monetária ser reforçar as reservas do país no médio prazo, não será estabelecida meta específica para o volume de recursos", disse.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


A responsabilidade de prover o Tesouro Nacional das divisas para honrar os compromissos de juros e principal da dívida externa em bônus e junto ao Clube de Paris ficará com o BC.


E o Tesouro continuará comprando a mercado divisas para o pagamento de outras obrigações da União no exterior, inclusive pagamentos de empréstimos de organismos multilaterais, como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (Bird).


De acordo com Meirelles, depois de atendidas as necessidades de dólares para o pagamento de dívidas e juros, as divisas restantes passarão a ser destinadas para a "recomposição gradual" das reservas internacionais do país no médio prazo.

Cadastre-se em nossa newsletter


Fonte: Agência Brasil (ABr)


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas