Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ECONOMIA

Brasil se declara país livre da gripe aviária

Redação Bonde com Agência Brasil
18 jun 2025 às 17:14

Compartilhar notícia

Reuters/Jorge Silva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Brasília - O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) informou oficialmente, nesta quarta-feira (18), à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) o fim do prazo de seu "vazio sanitário", conforme previsto nos protocolos internacionais. Com a notificação, o país se autodeclarou livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A OMSA ainda tem que se posicionar sobre o assunto e, ainda assim, a autodeclaração não tem efeito automático sobre os mais de 40 países que seguem com o bloqueio ao frango nacional. Cada nação segue acordos específicos com o Brasil para decidir sobre a retomada das importações. A tendência, portanto, é de um retorno gradual das exportações.

Leia mais:

Imagem de destaque
ECONOMIA

Preço do café deve cair, mas não por causa do tarifaço do Trump

Imagem de destaque
ECONOMIA

Montadoras brasileiras credenciam carros compactos para obter IPI zero

Imagem de destaque
ECONOMIA

Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% estimativa do PIB em 2025

Imagem de destaque
INCENTIVO FISCAL

Volks, Fiat e Renault já oferecem descontos com novo IPI Verde


O chamado vazio sanitário, teve início em 22 de maio, logo após a conclusão da desinfecção da granja localizada em Montenegro (RS), onde foi registrado, em 16 de maio, o primeiro e único foco da doença em granja comercial no país. Nesse período, a granja teve de ficar inativa para garantir erradicação viral.

Publicidade

Com o encerramento desse prazo e sem novas ocorrências em granjas comerciais, o Brasil concluiu todas as ações sanitárias exigidas para recuperar o status de país livre da doença.


"Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro", afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, por meio de nota.

Publicidade


O processo de notificação à OMSA é conduzido pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa. Todas as etapas, desde a notificação do foco, o início do vazio sanitário até a autodeclaração do fim da ocorrência, foram registradas, compondo uma base técnica robusta que subsidiará as decisões das autoridades sanitárias de outros países.


O Mapa declarou que também está notificando diretamente os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas, com o objetivo de restabelecer o comércio internacional o mais rapidamente possível.

Publicidade


"Chegamos hoje ao fim do vazio sanitário com a conclusão do foco e a emissão da autodeclaração pelo país de que está livre de gripe aviária em granjas comerciais. Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações", afirmou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, por meio de nota.


Nesta semana, o Japão decidiu suspender a importação de carne de frango e ovos de produtores localizados no município de Campinápolis, em Mato Grosso, onde foi confirmado, um caso de gripe aviária envolvendo aves de subsistência, criadas por uma família, sem fins comerciais.

Publicidade


O país asiático é o único, até o momento, a fazer esse tipo de paralisação regional baseada em um caso de contaminação doméstica, que não tem relação com a produção comercial de aves, que é realizada em granjas, em grande escala.


Diferentemente de outros países, que mantém a suspensão nacional ao frango brasileiro desde 16 de maio, quando o primeiro caso em granja foi identificado no país, na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, o Japão vinha mantendo seu embargo restrito ao estado gaúcho. Agora, passou a incluir o município do Mato Grosso. O Japão também cortou importações de produtores localizados em Goiás.


O Brasil exporta, em média, 35% de sua produção anual de frango, sendo a China o maior comprador individual, respondendo por 10% do volume vendido ao Exterior. Segundo o Ministério da Agricultura, 20 países estão na lista dos que suspenderam as importações de todo o país, além dos 27 países da União Europeia, que o setor do agronegócio define como "um mercado".


O Brasil já pediu à China que flexibilize seu embargo, com o objetivo de regionalizar as restrições à única região que, até o momento, teve confirmado o caso de gripe aviária em uma granja comercial, o município de Montenegro. A China, porém, ainda não deu sinais claros de quando vai rever seu protocolo. Há negociações em curso, também, com a União Europeia.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas