A Pesquisa Industrial Anual de Produto, que o IBGE divulga nesta terça-feira, a partir de levantamento de 3.200 produtos de 16 mil unidades industriais de todo o país, mostra a mudança do perfil do brasileiro nos últimos 20 anos.
Em duas décadas, a população passou a beber mais e a comprar mais medicamentos e automóveis, mas vem deixando de fumar. Mostra ainda que os insumos básicos, como a gasolina e o óleo diesel, se mantêm entre os itens de maior importância em termos de volume de vendas, ficando entre os três maiores - em 1979 eram os dois principais.
Entre as várias mudanças encontradas nos hábitos dos consumidores, o IBGE constatou a crescente utilização do celular e do computador de bolso. Em contrapartida, perdem espaço produtos como os tecidos (de algodão e sintético) e a carne bovina, aliados a produtos tradicionais no cardápio dos brasileiros como o arroz e o café torrado e moído. Na outra ponta, ganham espaço na lista dos dez mais vendidos o açúcar, os medicamentos, a cerveja, e os fertilizantes.