Após sete sábados consecutivos sem atividades, comerciantes, comerciários e consumidores reativam comércio de rua neste sábado (17). O governo do Estado decretou lockdown no dia 27 de fevereiro e só agora as portas foram reabertas.
De acordo com o presidente da FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Fernando Moraes, as vendas e atendimentos para pagamentos aos sábados representam mais de 30% das vendas. "A reabertura aos sábados é uma possibilidade de as pessoas que trabalham a semana inteira e não têm a oportunidade de ir ao centro de segunda a sexta, de fazer resolver suas pendências e fazer as compras necessárias e fazer pagamentos", explica. "Com o fechamento aos sábados, as lojas perderam para vendas online, shoppings e até mesmo para outras cidades que reabriram o comércio aos sábados antes", argumenta.
Moraes, que também é comerciante, considera que o escalonamento de horários durante a semana foi bem planejado. "A escala foi muito bem feita. As entidades como a ACIL- Associação Comercial de Londrina, associada à FACIAP lutaram muito para isso e devem respeitar o horário que hoje é das 10 às 19 horas, pois essa é também uma forma de desafogar o fluxo no transporte coletivo". Sobre todos os comerciantes e comerciários saírem na mesma hora, às 19 horas, Moraes explica que pode até haver um acúmulo nos terminais.
Leia mais:
Mulheres são as mais beneficiadas pelo aquecimento do emprego formal no país
Consumidores da 123milhas têm uma semana para recuperar valores; saiba como
Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 14,5 milhões
Leia mais na FOLHA: ""Dependemos de venda não de vento"