A Associação Comercial do Paraná (ACP) apresentou ao prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PFL), um projeto de revitalização de áreas comerciais da cidade. O anúncio foi feito durante um encontro com empresários curitibanos na sede da ACP, para a apresentação do plano de governo municipal 2001-2004.
De acordo com o presidente da ACP, Marcos Domakoski, o projeto, ainda sem nome, está sendo finalizado e será encaminhado à prefeitura nos próximos dias. Ele se baseia em um programa implantado no Rio de Janeiro com sucesso, o "Saara".
O projeto idealizado pela ACP receberia recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "A idéia é captar verbas para pequenos e médios comerciantes para a modernização e revitalização de algumas áreas da cidade", afirmou Domakoski. Para isso, o comerciante conseguiria o financiamento de baixo custo junto à ACP.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Com reforma do governo, estados e municípios perderão até 80% de IR retido na fonte
Pacote de corte de gastos prevê economia de R$ 327 bi em cinco anos
O projeto terá a coordenação do Instituto Paranaense de Desenvolvimento (IPD). A parceria envolveria também a prefeitura, que entraria com serviços de infra-estrutura nos bairros a serem revitalizados. As áreas beneficiadas ainda não foram escolhidas, mas estão em estudo os bairros do Pinheirinho (onde funciona um pólo de malhas) e Sítio Cercado, na Região Sul de Curitiba.
Taniguchi também apresentou aos empresários projetos do plano de governo 2001-2004. Dos doze, quatro estão relacionados ao comércio e foram detalhados. Entre os projetos estão o Linhão do Turismo - que criaria um eixo turístico entre os bairros Fazendinha e Atuba, cortando a cidade de Sul a Norte - e o Curitiba Tecnológica - que prevê a criação de centros de pesquisa com a abertura de novas empresas de referência tecnológica.
Leia mais em reportagem de Ellen Taborda, na Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado