Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Crise

Desemprego aumentou 27,6% em quatro meses de pandemia, diz IBGE

Folhapress
23 set 2020 às 15:27
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O desemprego no Brasil aumentou 27,6% em quatro meses de pandemia, informou nesta quarta-feira (23) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


Em maio, a população desocupada era de 10,1 milhões, número que passou para 12,9 milhões em agosto. Em comparação com julho, a taxa de desocupação no país subiu de 13,1% para 13,6%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As regiões Norte e Nordeste foram as mais atingidas pela crise, com altas de 14,3% e 10,3%, respectivamente. A única a apresentar queda na desocupação foi o Sul, com diminuição de 2,3%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Educação Fiscal

Projeto da UEL presta orientação gratuita sobre declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Sem conexão

Paraná terá voo direto para Assunção, no Paraguai, saindo do Aeroporto Afonso Pena

Imagem de destaque
Mais de 1.600 vagas em Londrina

Agências do Trabalhador têm 17,7 mil vagas disponíveis em todo o Paraná

Imagem de destaque
R$ 4 bilhões disponíveis

Abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril é liberado nesta segunda-feira


No mesmo período, a população ocupada encolheu 2,7%. Considerando apenas a variação entre julho e agosto, porém, houve expansão de 0,8%. Com isso, o número de brasileiros ocupados chegou a 84,4 milhões, segundo a Pnad Covid.

Publicidade


Além do aumento do desemprego, a pesquisa ainda apontou que caiu de 44,1% para 43,9% o percentual de domicílios que recebeu algum auxílio ligado à pandemia entre julho e agosto.


No início de setembro, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o auxílio emergencial será reduzido para R$ 300 por quatro meses. A quantia representa metade da concedida nos primeiros cinco meses do programa.

Publicidade


Com a diminuição e o posterior fim do auxílio emergencial, a taxa de desemprego deve aumentar, já que muitos brasileiros devem se sentir estimulados a buscar ocupação em um cenário de afrouxamento das medidas restritivas de circulação impostas pela pandemia.


Por outro lado, o número de pessoas ocupadas subiu pela primeira vez na Pnad Covid. Em agosto, eram 82,1 brasileiros com alguma ocupação, 700 mil a mais do que no mês anterior.

Publicidade


Esse fenômeno pode ser explicado pela reabertura do comércio pelo país. Após o início da pandemia, estados e municípios decretaram o fechamento de bares, restaurantes, shoppings e lojas, com o objetivo de evitar aglomerações e promover o distanciamento social para conter o avanço da Covid-19.


Cimar Azeredo, diretor adjunto de pesquisas do IBGE, explicou que o setor informal é mais fácil de se desfazer em uma crise como a atual, mas também mais simples de recompor no mercado de trabalho. "A carteira de trabalho, quando se perde, a dificuldade histórica de se recompor é maior", afirmou Cimar.

Publicidade


Na crise do coronavírus, o setor mais afetado foi o informal, que antes segurava o emprego no país. O fechamento do comércio afetou ambulantes, vendedores de praia e vários outros que trabalham por conta própria.


"Com a reabertura do mercado, essas pessoas voltam a trabalhar, as feiras de rua estão voltando, então essa parcela expressiva dessa população voltando a trabalhar é a informalidade crescendo", disse o diretor adjunto do IBGE.

Publicidade


Segundo a Pnad Covid de agosto, 27,9 milhões de trabalhadores estavam na informalidade, ou 33,9% da população ocupada. O número representa um aumento com relação a julho, que marcou 33,6%.


Na Pnad Contínua que calculou o mercado de trabalho do país no trimestre encerrado em janeiro, um dos últimos sem os efeitos da pandemia, a taxa de informalidade era de 40,7% da população ocupada, ante 41,2% do trimestre móvel anterior.

Publicidade


Apesar de também calcular os efeitos no emprego dos brasileiros, a Pnad Covid -pesquisa criada pelo IBGE para mensurar os impactos da pandemia- não é comparável à Pnad Contínua, que ainda é usada como indicador oficial do desemprego no país.


A última Pnad Contínua, com dados de julho, foi a primeira pesquisa de desemprego do IBGE que cobriu três meses completos de pandemia no Brasil.


A taxa oficial de desemprego chegou a 13,3%, a maior já registrada em um segundo trimestre, e ainda não reflete totalmente os efeitos da crise.


Segundo o instituto, 8,9 milhões de brasileiros perderam o trabalho no período, a maior queda no número de ocupados desde que a pesquisa começou a ser realizada no formato atual, em 2012.

No segundo trimestre, o Brasil tinha 83,3 milhões de pessoas com algum tipo de trabalho, o menor número da série histórica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade