Pesquisa encomendada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) mostra que mais da metade dos comerciantes paranaenses relataram queda nas vendas do Dia das Mães, a segunda data mais importante para o comércio, celebrada no segundo domingo de maio.
De acordo com os dados, 51% dos lojistas apontaram que as vendas alusivas à data foram inferiores às do ano passado; para 30% foram iguais e para 19% foram superiores. No geral, o desempenho foi negativo, apresentando uma queda de 6,5%. Foram ouvidos 206 comerciantes nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel e Francisco Beltrão entre os dias 13 e 15 de maio. Numa análise comparativa, Guarapuava apresentou a menor queda nas vendas (-3,3%), enquanto Francisco Beltrão teve a maior queda (-9,85%). Em Londrina, a queda foi de 6,9%.
Para o presidente da Faciap, Fernando Moraes, essa queda pode ser atribuída principalmente a uma redução do poder de compra dos consumidores nos últimos meses. “No entanto, a queda no consumo neste Dia das Mães não chega a ser preocupante. Pode ser um movimento normal do mercado, que não caracteriza um fenômeno. O que a pesquisa revela é que os comerciantes precisam avançar em suas estratégias de marketing e de comunicação para atrair o novo consumidor, que está cada vez mais digital”.
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Nesta terça-feira (21), durante participação na 10ª edição do Mercado em Foco, organizado pela Acil (Associação Comercial e Empresarial de Londrina), Moraes lamentou a alta taxa de juros no país e também citou o aumento do número de consumidores negativados no país.
Em Londrina, essa tendência também é observada. Os indicadores do SPC/Acil (Serviço de Proteção ao Crédito da Acil) revelaram que a quantidade de consumidores que não conseguiram pagar suas dívidas em dia e foram inseridos no cadastro da inadimplência cresceu 58,3% em abril, na comparação com igual mês do ano passado. No acumulado de 2024, entre janeiro e abril, também ficou maior a lista de consumidores inadimplentes no varejo londrinense, com alta de 25,1% sobre o mesmo período de 2023.
A pesquisa aponta também que a forma de pagamento em dinheiro de papel é cada vez menor. No geral, apenas 2% dos consumidores paranaenses utilizaram as cédulas em suas compras neste Dia das Mães. O pagamento a vista com cartão de crédito liderou as formas de pagamento, com 35%, e o cartão de crédito a prezo vem em segundo lugar com 34%. O PIX alcança 16% das formas de pagamento e o cartão de débito foi utilizado por 8% deles.
Segundo o estudo, para promover suas vendas e fidelizar clientes, 47% dos comerciantes paranaenses costumam fazer ofertas e promoções. Em segundo lugar, com 24%, destaca-se a manutenção de um cadastro atualizado para informar os clientes sobre novidades, produtos e serviços, seguida da divulgação em redes sociais (23%).
A maioria dos comerciantes, em geral, não recorre a pesquisas de tendências de mercado para selecionar produtos específicos para o Dia das Mães e outras datas especiais. Pesquisas foram utilizadas por comerciantes de Cascavel (38%) e Curitiba (36%).
Mais da metade dos comerciantes paranaenses está animada com o futuro do seu negócio, principalmente os de Ponta Grossa e Guarapuava. E o Índice de Confiança do Comerciante com a Economia (ICCE), que vai de 0 a 200 pontos e que avalia o estado de entusiasmo do lojista em relação à atual situação econômica do Brasil e a situação financeira dos clientes para os próximos 6 meses, ficou em 143 pontos, demonstrando que os lojistas estão mais para animados, com 43 pontos acima do neutro (nem pessimista, nem otimista).