Empresários e lojas de mais de 120 cidades de 16 estados do Brasil promovem, nesta quinta-feira (2), o Dia Livre de Impostos. Todos os anos, a data protesta contra a alta carga tributária do País e tem como objetivo principal elucidar a necessidade de reformas fiscais.
Tradicionalmente, o Dia Livre de Impostos acontece em lojas físicas. Contudo, neste ano, devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a edição vai ser realizada em formato virtual, ou seja, em lojas on-line. A data permite que os consumidores adquiram produtos com preços até 70% mais baixos.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
No FIILSolução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Inscrição custa R$ 50Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas
Saiba como se inscrever!Concurso da Embrapa tem 1.027 vagas e salários de até R$ 12,8 mil
Já comprou os pisca-piscas?!Quer decorar a casa para o Natal? Saiba como economizar na conta de luz com segurança
Publicidade
Durante 24 horas, os lojistas excluem as taxas cobradas por governos municipais e estaduais e pela União do preço final das mercadorias. Promovida pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) Jovens, a ação geralmente ocorre nas capitais brasileiras, mas, nesta edição, todos poderão comprar pela internet.
Segundo dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), o Brasil é, em um ranking de 30 países, o 14º que mais arrecada com impostos e o que pior destina o dinheiro para o povo. O Instituto afirma que o brasileiro trabalha, aproximadamente, 153 dias por ano - cerca de cinco meses - apenas para pagar impostos.
Desse modo, o Dia Livre de Impostos é uma forma de mostrar ao brasileiro o quanto os tributos estão inseridos nos produtos e como afetam o valor de compra. Até às 10h30 desta quinta-feira, mais de 840 lojas estavam cadastradas no sistema da ação.
As lojas e os produtos disponíveis podem ser conferidos no site. Os lojistas que desejam participar devem se inscrever no mesmo link.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.