Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nova decisão

Em nova decisão, TJPR garante funcionamento do comércio de Londrina

Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
06 mai 2020 às 17:20
- Luís Fernando Wiltemburg/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A desembargadora da 4ª Câmara Cível do TJ (Tribunal de Justiça) do Paraná, Maria Aparecida Blanco de Lima, cassou nesta quarta-feira (6) a liminar concedida ao MP (Ministério Público) do Paraná que suspendia parte dos decretos do prefeito Marcelo Belinati (PP) para a retomada do comércio, da indústria e da construção civil em Londrina.

Na prática, a nova decisão valida o decreto baixado na segunda-feira (4) por Belinati com novas regras para o funcionamento dos setores do comércio, serviços, indústria, construção civil e setores bancário e financeiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A decisão sai após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin garantir ao Executivo municipal a competência de regular o funcionamento de alguns setores produtivos durante a excepcionalidade da pandemia do novo coronavírus. O ministro, entretanto, não permitiu a reabertura do comércio, mas determinou que a desembargadora deveria reavaliar a tutela concedida ao MP.

Leia mais:

Imagem de destaque
Muito caro

Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados

Imagem de destaque
Dá tempo!

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 56 milhões neste sábado

Imagem de destaque
Galpão na Fazendinha

Com alimentos saudáveis e sem conservantes, agricultores familiares marcam presença na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Confira o calendário

Abono do PIS/Pasep será pago nesta segunda para nascidos em março e abril


Em sua nova decisão revogando a liminar, Maria Aparecida de Lima levou em conta o despacho do ministro Fachin e as informações fornecidas pela Prefeitura de Londrina acerca das atitudes tomadas para conter o avanço do novo coronavírus no município, a capacidade de atendimento a pacientes e as orientações do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública) para tomada de decisões.

Publicidade


"Não se pode ignorar, no mais, que a Secretaria Municipal de Saúde é o principal órgão técnico em âmbito local e que as manifestações foram devidamente fundamentadas em um conjunto de quesitos aparentemente técnicos, suficientes para subsidiar decisão nesta etapa processual, mas cuja pertinência e oportunidade haverão de ser verificadas e monitoradas pelas autoridades competentes da área da saúde e, dentro das suas atribuições e responsabilidades, pelo Ministério Público", despachou a desembargadora.


Em nota, o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Fernando Moraes disse que a decisão é coerente com o que vinha defendendo a entidade, ao levar em conta os aspectos técnicos para a retomada dos segmentos produtivos.”Eu fico satisfeito em ver que estamos no caminho certo, agindo de acordo com respaldo técnico, levando em conta a segurança da população. As empresas de Londrina, em sua grande maioria, estão seguindo à risca as determinações da saúde para conter o vírus. Saúde e economia devem andar lado a lado pelo bem de Londrina”, afirmou.

Publicidade


ABRE E FECHA


A retomada gradual com o relaxamento das restrições para conter a pandemia já havia sido permitida por decretos despachados por Belinati no dia 11 de abril. Entretanto, a promotora Susana de Lacerda questionou em ação civil pública a capacidade do município para conter o avanço da Covid-19 e para o tratamento adequado dos doentes caso houvesse uma proliferação mais acelerada devido ao relaxamento do isolamento social.

Publicidade


Embora não tenha obtido liminar favorável em primeira instância, o pedido da promotora foi atendido provisoriamente pela desembargadora. O Executivo municipal pediu reconsideração da decisão ao TJ e ingressou com reclamação no STF, que foi parcialmente atendida.


LIVE DO PREFEITO

Publicidade


O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, afirmou em transmissão ao vivo na noite desta quarta-feira (6) que o único decreto municipal vigente é o publicado na segunda-feira (4), o 541/2020.


Belinati informou ainda que o comércio continua sem funcionar aos sábados. Vai funcionar somente neste sábado (10), das 10h às 18h, devido ao Dia das Mães. Outros dias da semana que terão horário estendido por causa da data são: quinta (7) e sexta (8), das 10h às 20h.


E sobre as aulas, o prefeito reforça que permanecem suspensas até 31 de maio.

(Atualizada às 19h)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade