A Portugal Telecom (PT) informou que sua subsidiária brasileira Telesp Celular Participações vai adquirir 49% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais das companhias holdings que controlam a Global Telecom SA. Comunicado da empresa informa que as holdings são a DDI Corporation, ITX Corporation e Inespa SA Indústria e Construções. A Global Telecom é operadora de telefonia celular de banda B nos Estados de Paraná e Santa Catarina.
O preço oferecido pela participação acionária indireta na Global Telecom foi baseado num preço da empresa de US$ 1,21 bilhão e inclui assumir a dívida da Global Telecom. A aquisição será financiada com dinheiro vivo e dívida. Além disso, a Telesp Celular fechou um acordo para adquirir as ações restantes das holdings pertencentes à DDI, ITX e Inespar, que controlam a Global Telecom. A Portugal Telecom informou que planeja concluir o acordo da Global Telecom, que está sujeito às obrigações contratuais e à aprovação da Anatel, o quanto antes.
As partes envolvidas na transação planejam pedir à Anatel que a Portugal Telecom atue como operadora técnica da Global Telecom, dada a sua experiência nas operações de telefonia celular no Estado de São Paulo. Segundo a Portugal Telecom, os Estados de Paraná e Santa Catarina, onde a Global Telecom opera, estão entre os de maior renda no Brasil e são particularmente atraentes por terem baixa penetração de celular, estimada em 13%. Depois da aquisição, a Telesp espera ter mais de 4,7 milhões de assinantes.