Em transmissão ao vivo na noite desta quinta-feira (7), o prefeito Marcelo Belinati junto com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, informaram que, após uma reunião do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública), foi decidido que os shoppings e galerias poderão ser reabertos em Londrina. No entanto, conforme Belinati, a reabertura está autorizada somente depois da publicação do decreto oficializando a decisão. O decreto deverá ser publicado na manhã de sexta-feira (8), segundo Machado.
Em relação às academias, o secretário explicou que o Coesp achou prudente aguardar o retorno das atividades dos shoppings e observar como será o comportamento durante uma semana para que na próxima semana o grupo avalie a situação das academias.
De acordo com o prefeito, sobre a reabertura dos shoppings ele ressaltou que será um decreto rigoroso que vai determinar uma série de medidas de controle de número de pessoas, uso do álcool em gel, máscara, entre outros pontos importantes. "Ainda é necessário que a gente permaneça em isolamento social, fazendo somente o que você necessita no seu dia a dia", reforça Machado.
Leia mais:
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Sobre as igrejas, existe um decreto estadual, segundo Belinati, que permite que as igrejas fiquem abertas, mas que realizem apenas aconselhamento individual.
Em nota oficial, a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) informou que o presidente da associação, Fernando Moraes, participou da primeira parte do encontro do Coesp através de videoconferência e enumerou uma série de medidas a serem adotadas pelos lojistas desses espaços, a fim de garantir que é possível haver a retomada das atividades de forma responsável e segura.
"Com a abertura de shoppings e galerias será possível espalhar os consumidores pela cidade, evitando aglomerações, que é um dos nossos objetivos. Felizmente, também já notamos uma maior conscientização por parte de empresários e consumidores sobre as medidas necessárias para evitar a disseminação da pandemia, como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social. Outro ponto importante foi notado na recente pesquisa que fizemos: os consumidores já têm evitado sair de casa sempre que possível, optando por compras online, por exemplo. Ou seja, as pessoas estão mais conscientes de que não teremos vida normal mesmo com comércio de rua e shoppings abertos. Por isso, entendemos que saúde e economia devem andar lado a lado pelo bem de Londrina”, destaca Fernando Moraes.
"A abertura de shoppings e galerias foi oficializada pelo prefeito Marcelo Belinati na noite desta quinta-feira, durante transmissão pela internet, e acontece perto do Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para o comércio", pontua.