Em um mercado tão concorrido como é o da advocacia, é preciso buscar diferenciação. Por isso, independentemente do nicho ou do porte, escritórios que querem se transformar em um negócio rentável, precisam lançar mão de recursos que melhorem a eficiência e a produtividade, sem comprometer a qualidade dos serviços jurídicos.
A tecnologia é hoje um recurso indissociável na vida dos advogados e que garante mais praticidade, otimizando o dia a dia dos escritórios. Mas por se tratar de um mercado bastante tradicional, ainda existem profissionais que resistem às inovações. Porém, advogados que apresentam esse tipo de resistência acabam perdendo um tempo que poderia ser usado em prol de mais resultados e até mesmo clientes.
Tecnologia garante mais eficiência no atendimento de clientes
A maioria dos advogados já sabe da importância de ter uma atuação focada no cliente. Além de um suporte efetivo, é essencial ter uma boa comunicação e disponibilidade. Porém, ao contrário do que muitos advogados pensam, um bom atendimento não é sinônimo de reuniões e telefonemas para prestar informações básicas sobre um caso. Isso, além de consumir muito tempo, torna-se inviável na medida em que o escritório vai crescendo.
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Um dos elementos mais importantes na relação advogado-cliente é a confiança. E, uma das formas que conquistá-la é ser proativo na abordagem do cliente, mostrando preocupação com o seu caso.
Um software jurídico pode ser bastante útil nesse cenário. As ferramentas mais modernas contam com uma área do cliente exclusiva, permitindo que o próprio cliente veja todas as informações sobre o seu caso sem precisar contatar o escritório.
Acessibilidade de dados e informações em poucos cliques
O dia a dia de um escritório de advocacia gira em torno de documentos e informações. Por isso, quanto mais desorganizada é a banca no sentido de sistematizar dados e documentos, mais ineficiente é o trabalho dos advogados. Não é difícil encontrar escritórios cuja produtividade é baixa justamente por conta de um arquivo desorganizado ou pela dificuldade que os profissionais têm de acessar as informações de que precisam.
Outra vantagem do software para escritório de advocacia que gera grande economia de tempo, é a acessibilidade de dados. Graças ao recurso, os profissionais conseguem acessar em poucos cliques todo tipo de informação. Isso faz com que a produtividade seja favorecida, gerando mais motivação e resultados para a banca.
Back office não precisa consumir tanto espaço na agenda
A tecnologia é hoje uma das principais responsáveis pela automação dos chamados serviços de back office. Em outras palavras, graças aos recursos e ferramentas disponíveis, o advogado não precisa gastar tanto tempo para verificar publicações, intimações e o andamento de processos.
Hoje, a maior parte dos serviços de back office que tomavam a agenda dos profissionais pode ser realizada com rapidez e eficiência, graças aos sistemas de automação. Isso faz com que o advogado fique mais livre para focar em atividades estratégicas, garantindo mais resultados para o escritório.
Otimização da agenda através da mobilidade
Outra vantagem da tecnologia diz respeito à mobilidade. Tablets e smartphones garantem comunicação na maior parte do tempo. Se o software jurídico contar com uma versão mobile, o advogado consegue não só ter acesso a todas as informações necessárias dos processos como delegar tarefas de qualquer lugar.
Com esse tipo de tecnologia, o advogado pode otimizar os tempos de deslocamento, por exemplo, executando mais tarefas no seu dia a dia. O recurso favorece também o trabalho em home office, uma realidade para a advocacia atual.
Em um mercado concorrido como é a advocacia, a busca por eficiência deve ser uma preocupação de qualquer escritório. Ignorar a tecnologia e recursos que podem otimizar o dia a dia do advogado pode custar caro, significando a perda de boas oportunidades.
Este conteúdo é de autoria da assessoria F2 Comunicação e não faz parte do conteúdo jornalístico do Bonde.