A gestão do condomínio é uma tarefa que exige habilidades distintas, ao mesmo tempo que o síndico precisa lidar com números, o setor financeiro, também necessita lidar com as pessoas, estabelecer uma relação de confiança com os moradores. A Inadcon, do Grupo Inovantes, oferece assessoria para administração de condomínios e dá dicas para os síndicos enfrentarem as dificuldades mais corriqueiras.
Redução de custos
Claudenil Custódio, diretor do Grupo Inovantes diz que muitas vezes o que eleva os custos do condomínio é a falta de critérios para escolher os prestadores de serviço. "É preciso fazer cotações, analisar os preços e qualidade. Existem manutenções mensais, que se bem-feitas podem se tornar trimestrais", afirma. Outro ponto que influencia nos custos são os funcionários, o diretor ressalta que as funções devem ser bem distribuídas, para que ninguém fique ocioso ou sobrecarregado, tendo assim o número exato de funcionários.
Facilite os processos
Como mencionado anteriormente, a gestão de um condomínio envolve muitas tarefas. Custódio explica que é preciso ter muito controle para evitar problemas. Para facilitar indica que os síndicos tenham a tecnologia como aliada. Utilizem planilhas no computador, invistam em aplicativos de gestão ou contem com uma assessoria, que já fornece esses itens. "Nossa assessoria tem um software que facilita o registro de dados e acompanhamento de alterações. Também disponibilizamos um aplicativo para que os moradores tenham acesso fácil e rápido às informações, o que poupa muito tempo do síndico", informa.
Leia mais:
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
Relação com os condôminos
De acordo com Custódio a falta de uma comunicação eficiente com os moradores é muito prejudicial para a administração. "Os condôminos muitas vezes ficam relutantes em aceitar as mudanças por não entenderem, por não terem conhecimento. A primeira coisa que fazemos ao começar um trabalho em um condomínio é a atualização dos dados cadastrais, tanto para enviar informativos quanto para auxiliar na cobrança", explica o diretor.
Por fim, Custódio diz que é necessário e muito importante conscientizar os moradores, de que o condomínio é patrimônio deles e que deve ser valorizado, dessa forma os condôminos passam a agir como aliados da administração.
A Inadcon oferece assessoria para condomínios em Londrina e região há mais de 15 anos. Ao longo desse tempo auxiliou muitos síndicos (as). Sueli Orcioli foi uma delas, confira no vídeo como foi a experiência de Sueli com a empresa.
Veja as opções de contato para conhecer o trabalho da Inadcon:
Contato: (43) 3329-5750
(43) 9.9996-0080 / (43) 9.9994-0070
[email protected]
http://www.grupoinovantes.com.br/
Endereço: Avenida Paraná, 297, Centro – 9º andar