Circulam rumores no mercado financeiro que as ações da empresa paranaense Inepar vão sair do Ibovespa, índice da Bolsa de Valores de São Paulo. A informação poderá ser divulgada no próximo dia 30, quando a Bolsa de Valores vai informar quais as empresas que constam do índice para os próximos quatro meses de 2002.
O motivo da exclusão seria a redução da participação da empresa no índice da bolsa. A Bolsa impõe como regra para participar do Ibovespa, que a empresa tenha papéis negociados em 80% dos pregões e o valor somado, deve corresponder a 1% do volume de transações da bolsa paulista. Ocorre que essa participação vem caindo muito, informou um analista.
Nesta quarta-feira, os papéis da empresa foram negociados a R$ 0,90, o que confirma a queda na rentabilidade das ações em 36% este ano e em 66% em um ano, conforme levantamento da empresa de consultoria Economática. Para os analistas, esta situação da Inepar é reflexo da crise generalisada que se abateu sobre a empresa, desde quando os fundos de pensão, sócios do empresário-fundador Atilano de Oms Sobrinho, decidiram suspender os investimentos.
Leia mais:
Previdência privada é alternativa para a aposentadoria; saiba como escolher
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Dólar volta a subir, fecha em R$ 6,06 e atinge recorde desde a criação do real
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Leia mais em reportagem de Vânia Casado, na Folha de Londrina desta quinta-feira