Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Inflação do aluguel desacelera em junho; alta em 12 meses é de 35,75%

Fernanda Brigatti - Folhapress
29 jun 2021 às 13:27
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado), conhecido como a inflação do aluguel, desacelerou e subiu 0,60% em junho, informou nesta terça-feira (29) a FGV (Fundação Getulio Vargas).

Em 12 meses, o índice acumula variação de 35,75%, abaixo dos 37,04% registrado até maio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Analistas ouvidos pela Bloomberg protejavam que o IGP-M ficasse em 1% em junho, batendo 36,28% no acumulado em 12 meses.

Leia mais:

Imagem de destaque
Passo a passo

Saiba como declarar o Imposto de Renda pela primeira vez

Imagem de destaque
Acúmulo de dívidas

Mais de oito a cada dez que atrasaram contas em março são reincidentes

Imagem de destaque
Motores tiveram problemas

MP processa dois postos por venda de combustível adulterado em Cornélio Procópio

Imagem de destaque
Insatisfação

Estudo mostra desconfiança no mundo em relação à democracia


Segundo a FGV, a desaleração era prevista e ocorre devido à combinação da valorização do real e o recuo dos preços de commodities negociadas em dólar, como minério, soja e milho.

Publicidade


O IGP-M de junho terá efeito nos contratos de locação com vencimento em julho. Nos casos em que os proprietários decidam aplicar integralmente a variação, o primeiro pagamento reajustado será em agosto. Um aluguel de R$ 2.000 passará a R$ 2.715, com o IGP-M atual.


O IGP-M é conhecido também com a inflação do aluguel, pois é o índice mais usado nos contratos de locação.

Publicidade


A trajetória de alta do IGP-M teve início do segundo semestre do ano passado, em decorrência, principalmente, de matérias-primas brutas que são negociadas em dólar.


O descolamento do índice em relação à inflação oficial medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) aqueceu debates quanto a ser o IGP-M o melhor indexador para os contratos de locação, uma vez que a maior parte da composição dele refere-se aos preços no atacado.

Publicidade


O INCC (Índice Nacional de Custos das Construção Civil), que acumula alta de 16,88% em 12 meses até junho, responde por apenas 10% do IGP-M.


O restante é distribuído pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com 30%, e pelo IPA (ìndice de Preços ao Produtor Amplo), com 60%.

Publicidade


O cenário de moeda desvalorizada e retomada da atividade econômica em países compradores de commodities brasileiras, como é o caso da China e dos Estados Unidos, melhoraram as condições para exportação, pressionando os preços no mercado interno.


Com isso, o IPA acumula alta de 47,53% em um ano -ele chegou a passar dos 50% até o mês passado.

Publicidade


De uma variação mensal de 5,23%, em maio, esse índice avançou 0,42% em junho, influenciado principalmente pelas matérias-primas brutas, que registraram queda de 1,28%. Em maio, esses produtos haviam tido alta de 10,15%.


Os recuos mais importantes vieram de minério-ferro (-3,04%), soja em grão (-4,71%) e milho em grão (-5,50%). No mês anterior, esses itens variaram, respectivamente, 20,64%, 3,74% e 10,48%.
Ainda no IPA, produtos como leite in natura, bovinos e aves registraram aceleração nos preços em relação ao mês anterior, com altas de 6,20%, 1,19% e 4,96%. A carne bovina também ficou 2,56% mais cara.

Publicidade


No IPC, cuja composição é mais parecida com o IPCA, as principais influências positivas vieram de gasolina (2,72%), tarifa de energia elétrica residencial (3,30%) e etanol (9,92%).


EFEITO DO ÍNDICE NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO

O IGP-M ainda é a principal referência para os contratos de aluguel, sejam eles residenciais ou comerciais. A alta muito superior à inflação oficial a partir do ano passado levou administradoras de imóveis como Lello e Quinto Andar a oferecer a possibilidade de utilizar o IPCA como o indexador padrão dos contratos.


A lei do inquilinato estabelece a obrigação de os contratos preverem um índice de correção, mas não define qual. O IGP-M, em relação aos outros indicadores de inflação disponíveis, tem a vantagem de ser divulgado sempre alguns dias antes de o mês terminar, permitindo a antecipação do cálculo dos reajustes a serem aplicados.


Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados tenta fixar o IPCA como o índice padrão. A proposta está atualmente na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Para quem está com contrato próximo do vencimento, a recomendação de entidades como Secovi-SP (sindicato da habitação) e Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é para o inquilino tentar negociar com o proprietário. Aos donos de imóveis, a sugestão é privilegiar locatários com bom histórico de pagamento.


Nos contratos comerciais, lojistas têm relatado mais dificuldades nas negociações, o que levou muita gente a discutir os índices na Justiça.

No segmento residencial, segundo pesquisa de locação do Secovi-SP, a variação de preços em 12 meses está em 3,54% em 12 meses até maio. A entidade projeta alta para os próximos meses.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade