A inflação registrada em Curitiba no ano passado foi de 6,2%, conforme divulgou o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O índice acumulado ficou abaixo do custo de vida de 99, quando os preços apresentaram de 9,5%. Os produtos e serviços que mais encareceram foram alimentos, transporte e comunicação. Somente em dezembro, a inflação foi de 0,8%.
O grupo de transporte e comunicação foi o que mais pesou no cálculo da inflação do último mês do ano, com aumento de quase 2%. Os aumentos no preço da gasolina, álcool, carros de passeio pesaram no bolso. Corrida de táxi também ficou 11,6% mais cara.
O segundo item que pesou no bolso dos curitibanos foi habitação. A variação positiva foi de 1,2%. Ela foi influenciada pelo reajuste das tarifas de água e esgoto, principalmente. Saúde e cuidados pessoais ficou 1% mais caro, em média. Em compensação, o item medicamentos e vitaminas aumentou 10%. Entre os grupos que apresentaram queda estão alimentos e bebidas variação negativa de 0,04%, e artigos de residência com queda de 0,14%.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Com reforma do governo, estados e municípios perderão até 80% de IR retido na fonte
Pacote de corte de gastos prevê economia de R$ 327 bi em cinco anos
Leia mais em reportagem de Carmem Murara, na Folha do Paraná desta quarta-feira