Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Temporada de trocas

Lojas físicas não têm obrigação de trocar presentes de Natal

Pedro Marconi - Grupo Folha
27 dez 2022 às 09:27

Compartilhar notícia

- Pedro Marconi/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A dona de casa Aparecida Silva Luiz deu camisetas de presente de Natal para o filho, que mora fora de Londrina, mas veio passar o fim de ano com ela. 


“Não serviu e trouxe ele agora para provar e já levar no tamanho certo”, contou a moradora da zona norte, que voltou na loja nesta segunda-feira (26). 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A estudante de nutrição Letícia Faria também precisou ir ao Calçadão neste início de semana. “Ganhei uma blusinha no amigo secreto da família e ficou grande. Vim para pegar um número menor”, comentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%

Imagem de destaque
Desigualdade racial

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Imagem de destaque
Inovação

Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação

Imagem de destaque
Especialista dá dicas

Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais


Assim como os casos da Aparecida e a Letícia, outras pessoas vão precisar trocar os presentes que receberam neste Natal, principal período comercial do ano. É a tradicional temporada de trocas, que demanda atenção do cliente e dos lojistas. 

Publicidade


Advogada e integrante da comissão de Direitos do Consumidor da subseção Londrina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Larissa Nishimura destacou que os estabelecimentos físicos não têm obrigação de fazer a substituição do produto, com exceção para peças com defeito.


No entanto, sempre costuma prevalecer o bom senso. 

Publicidade


“A pessoa precisa saber no momento da troca se aquela era a última peça, se era uma promoção. Não existe uma obrigação legal do lojista, mas até para atrair o consumidor é feita a troca. O importante é a clareza da informação, se antes da compra foi informado ou destacado a possibilidade de trocar o produto”, orientou.


Proprietário de duas lojas de roupas no centro, o empresário Nasser Haissam Zebian Nasser afirmou que a troca é uma oportunidade de fidelizar o cliente ou até aumentar as vendas na última semana do ano. 


“Da mesma forma que foi feito um trabalho na venda, pode ser feito um trabalho no pós-venda. É uma chance de conquistar e ofertar mais produtos. Muitas vezes quem comprou foi uma pessoa e quem vem trocar é outra, é uma oportunidade da pessoa que ganhou o presente vir e conhecer a loja e novos produtos.”


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo