O mercado financeiro está apostando que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) vai reduzir a taxa básica de juros da economia (Selic) em um ponto percentual, na próxima quarta-feira, na reunião mensal do comitê.
Desde junho, o Copom vem reduzindo gradualmente a Selic, chamada de básica porque baliza as taxas cobradas no mercado. Isso ocorre porque a Selic é utilizada pelas instituições quando há necessidade de captação de recursos.
Segundo a pesquisa semanal Focus, feita junto a consultores e analistas de bancos, em dezembro, no entanto, a taxa deve cair pouco. A estimativa é de que fique em 17,34% ao ano. Há uma semana, a previsão era de 17,32% em dezembro e, há quatro semanas, de 17,10%.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Com reforma do governo, estados e municípios perderão até 80% de IR retido na fonte
Pacote de corte de gastos prevê economia de R$ 327 bi em cinco anos
A pesquisa Focus revela, também, que o mercado espera crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ligeiramente maior para este ano. A previsão é de crescimento de 0,68%, contra 0,66% projetados anteriormente. Para o ano que vem, a estimativa de crescimento do PIB passou de 3,29% para 3,40%.