Pesquisar

Canais

Serviços

- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Cuidado com o leão!

Metade dos londrinenses não entregou declaração do Imposto de Renda

Vítor Ogawa - Grupo Folha
11 mai 2022 às 16:46
Continua depois da publicidade

O prazo final para entrega da declaração do IR 2022 será até às 23h59 do dia 31 de maio e faltando 20 dias para o fim do recebimento da documentação pela RF (Receita Federal) aproximadamente metade dos londrinenses ainda não cumpriu a obrigação de informar seus rendimentos. Até o momento 71.235 pessoas entregaram as declarações em Londrina, o equivalente a 52,77% das 135 mil declarações previstas para serem recebidas na cidade pela RF.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Na região de Londrina, das 307 mil declarações previstas pela Receita Federal, 172.312 foram entregues (56,13%).  O percentual está abaixo do registrado no Estado. No Paraná, das 2.2 milhões de declarações foram entregues pelos contribuintes 1.253.779 (56,99%). No Brasil inteiro, das 34,168 milhões de declarações de imposto de renda foram entregues 21.163.263 (61,94%). Vale lembrar que o prazo final, que estava previsto para o fim de abril já foi ampliado em razão da pandemia da Covid-19 e não há previsão de uma nova extensão de prazo.  

Continua depois da publicidade


O delegado da Receita Federal em Londrina, Reginaldo Cardoso, afirmou que o ritmo de entrega corresponde a média histórica. “Não temos notícias de que os contribuintes estejam tendo maiores dificuldades. Nossa orientação é que não deixe para última hora.”


De acordo com Cardoso, os sistemas da Receita Federal estão preparados para recepcionar todas as declarações, mas o que ocorre é que os contribuintes têm problemas de conexão ou perda de dados em seus computadores e não tem tempo hábil para recuperar e transmitir. “Não houve alterações relevantes de preenchimento esse ano. O programa já faz uma crítica no momento do preenchimento sobre incoerências ou omissões no preenchimento. Eventuais erros que não sejam detectados nesse filtro, somente irão causar transtornos após a entrega. Por isso orientamos que o contribuinte entregue a declaração e, logo após o término do prazo de entrega, já consulte sua declaração via e-CAC para verificar se há ocorrências de malha fiscal.”, apontou.


Continue lendo na FOLHA

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade