Mineração é o processo utilizado para extrair minérios da natureza, normalmente voltados para o uso comercial. Existem várias formas de realizar essa atividade, conhecidas como métodos de lavra, que mudam de acordo com as características da área onde o processo será realizado, quais tipos de minério existem no local, profundidade, etc.
Outra questão que precisa ser avaliada antes de realizar a mineração são os aspectos ambientais e sociais da área, além da segurança para os mineiros.
O minério pode ser submetido a diferentes tratamentos, como peneiramento, separando os pedaços; britagem, com o uso de britadores de impacto, para reduzir o tamanho da pedra em pedaços menores; classificação, identificando as diferentes partículas; etc.
Leia mais:
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Normas técnicas
Por ser uma atividade com tanto impacto econômico, social e ambiental, essa atividade conta com algumas normas técnicas obrigatórias que devem ser seguidas para garantir que todo o processo seja o menos danoso possível.
Algumas das normas reguladoras são: "NBR 13028 (ABNT/NB 1464) de 09/2006 – Mineração – Elaboração e apresentação de projeto de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de água”, exigindo requisitos mínimos para a apresentação de projetos de barragem de mineração, utilizados para a disposição de rejeitos, sendo uma das estruturas principais; "NBR 10006 de 05/2004 – Procedimento para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos”, com o intuito de separar os resíduos; e "NBR 10006 de 05/2004 – Procedimento para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos”, focada na amostragem de resíduos.
Ainda que muito técnicas para pessoas de fora da área, a importância dessas questões é inegável, por isso, as mineradoras são obrigadas a seguir o regulamento, o que ajuda a minimizar o impacto decorrente da mineração, que afeta população, meio ambiente, economia, etc.
A criação de barragens, por exemplo, pode evitar danos ecológicos de grande escala. Alguns dos principais tipos são: barragens para contenção de sedimentos gerados por erosão hidráulica; barragens para fechamento de cavas exauridas em cavas de mineração; e barragens para acumulação de líquidos contaminados.
A classificação de rejeitos é outra forma de evitar danos, tanto à população, quanto aos próprios mineiros, determinando se o que foi encontrado é contaminante em algum sentido ou tem potencial para afetar de maneira negativa a saúde humana ou o meio ambiente.
Ao pensar na mineração, é comum encarar esse processo pensando nos primórdios da extração de minério. Entretanto, essa atividade passou por muitas mudanças, que buscam o máximo de automatização e segurança em todas as etapas.