Tudo indica que este ano vai esquentar a guerra entre as operadoras de celulares para atrair clientes que estão insatisfeitos na concorrência. O alvo das empresas são os clientes que apresentam as contas mais altas. As lojas da Global Telecon, por exemplo, estão oferecendo um aparelho celular habilitado gratuito ao cliente da TIM que apresentar as três últimas contas telefônicas com valores acima de R$ 300,00.
Já as lojas da TIM estão comprando os aparelhos dos clientes da concorrência por um valor atrativo que compensa a troca. O valor pago no aparelho varia de acordo com o valor da fatura mensal do telefone. Com isso, a estratégia das operadoras para ampliar o número de clientes em 2001 está focada em dois segmentos: atrair novos clientes que não têm o celular e também os clientes da concorrência que estão insatisfeitos com o serviço, afirmou o diretor de marketing da TIM, Maurício Roorda.
O empresário Vitor Larsen é um usuário de celular insatisfeito e pretende aproveitar as promoções para trocar de operadora. Ele é cliente da TIM há quatro anos e paga uma conta mensal entre R$ 400,00 e R$ 450,00. A bronca dele é que não consegue receber as chamadas de seus clientes. Ele reclama que a operadora "desvia" as chamadas para a caixa postal, o que acaba encarecendo mais a conta, já que ele tem que ficar permanentemente telefonando para a central para receber os recados. Larsen acha que esse tipo de procedimento é um abuso, porque na maioria das vezes seu aparelho está disponível e não toca, enquanto os chamados são desviados para a caixa postal.
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"Como eu não vou pagar nada para trocar de operadora, vou experimentar", explicou. Segundo Larsen, a Global lhe oferece um aparelho mais moderno habilitado e se encarrega de fechar a conta na concorrência. Ele ficou sabendo da promoção numa roda de amigos.
A consultora jurídica do Procon, Viviane Patrício Bilac, disse que as ofertas das operadoras para atrair os clientes da concorrência é legal, mas têm que ser abertas a todos os clientes, independente do valor da conta. Ela explicou que as operadoras têm interesse nas contas mais altas, porque o valor do faturamento mensal é que mantém a estrutura e os investimentos da operadora. "E não o valor do aparelho", resumiu.
Sercomtel
Já a londrinense Sercomtel Celular está reavaliando seus estoques, antes de anunciar qualquer tipo de promoção. Conforme o coordenador de propaganda da empresa, Cassiano Ricardo Csizer, continuam valendo os preços praticados no Natal.
Os consumidores que já são clientes da Sercomtel Celular têm a facilidade do parcelamento em até dez vezes. Para os novos clientes, a empresa oferece parcelamento de seis vezes ou 10% de desconto para pagamento à vista. Porém, acabaram as promoções de vendas, como no pré-pago, onde o cliente recebia o valor do aparelho em créditos.
Recentemente a Sercomtel fez uma promoção de troca do celular da concorrência, pagando apenas R$ 1,99. A empresa conseguiu agregar mais de mil novos clientes com a iniciativa.